7 jeitos de convencer seus clientes a comprar mais

Use essas dicas para manter o seu relacionamento com os clientes vivo e gerar novas vendas

07-10-2016
venda

Para conseguir mais vendas, a primeira ideia que todos têm é a mesma: tenho que ter mais clientes. E a ideia não é errada, mas talvez exista uma alternativa mais fácil. Ás vezes, o jeito mais fácil de vender mais é cultivar os seus relacionamentos com clientes pré-existentes.

A maioria dos vendedores tem vários clientes com os quais não entram em contato por meses, ou até anos. E assim os clientes lentamente se afastam da sua empresa e deixam de comprar. O truque é manter o contato com essas pessoas.

A seguir, confira 7 estratégias fáceis para engajar e reengajar clientes que você já tem:

1. Ligue com um objetivo
Tanto você quanto os seus clientes são pessoas ocupadas. Não desperdice o tempo de ambos ligando só para dizer apenas “oi”. Ao invés disso, ligue para falar sobre algum novo produto ou serviço. Quando você liga com propósito, seus clientes vão apreciar o tempo usado para se reconectar.

2. Chame seu cliente para comer
Qual o traço compartilhado entre todos os seus clientes? Todos eles eventualmente vão ter que parar para comer. Clientes adoram ganhar um almoço ou café da manhã. Até mesmo o mais ocupado e difícil de contatar de repente responde as suas mensagens quando comida é posta em pauta. Essa reunião pode servir para discutir novas maneiras de aproximar o cliente da sua empresa.

3. Mande cartões de feliz aniversário
Com o advento das redes sociais, é incrivelmente fácil descobrir a data do aniversário de alguém. Mas isso não significa que os seus concorrentes estão fazendo proveito disso. Em alguns casos você talvez seja o único a mandar um cartão, e isso arranca um sorriso de qualquer um. Além de colocar você na mente do cliente.

4. Mande mensagens para ele
Ao invés de contar apenas com ligações e e-mails de trabalho para se comunicar com os seus clientes, considere mandar também mensagens mais casuais. Algo simples como o link para um artigo interessante com a mensagem “Oi, João, esse artigo me fez pensar em você”, pode trazer o seu negócio para os pensamentos do seu cliente.

5. Peça referências e apresentações
Fale com os seus clientes e peça indicações de pessoas que se interessariam no seu negócio. Assim você utiliza a rede de contatos daqueles ao seu redor e ainda tem a chance de se reaproximar do seu cliente.

6. Pergunte o que eles acham do seu serviço
Pode ser tentador querer se apresentar como um vendedor que sabe de tudo e está em completo controle do próprio negócio. Mas ao invés disso, tente ouvir os pensamentos do seu cliente sobre a indústria. Pergunte sobre o que eles acreditam que vai mudar e como a sua empresa se encaixa nesse mercado. Assim a sua relação com ele é fortalecida ao mesmo tempo em que você ganha conhecimento valioso sobre o seu negócio.

7. Convide-os para eventos exclusivos
Convidar os maiores clientes e os melhores funcionários para eventos é o melhor jeito de reanimar a relação entre você e seu cliente. Dando uma ou duas festas por ano em um hotel ou restaurante que reforce a ideia de exclusividade, além de reengajar quem já é seu cliente, você ainda tema chance de encontrar novos compradores.

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