5 maneiras de planejar o futuro dos seus negócios

Viver o hoje é muito importante, mas pensar no amanhã é fundamental. Anote bem esses toques!

19-09-2017

Como planejar o futuro de sua empresa


Você sabia que boa parte das empresas fecha suas portas em menos de um ano de negócios? A razão está na falta de estratégia e planejamento de curto e longo prazo.

No delicado momento de crise e recessão em que vivemos, o planejamento se faz ainda mais necessário. O primeiro passo é sempre reconhecer a necessidade de melhorias e uma série de técnicas gerenciais pode ser a ferramenta adequada para planejar o futuro dos seus negócios.

 

Conheça 5 maneiras de planejar o futuro da sua empresa

 

1. Elabore e siga uma visão

Qual a razão da sua empresa existir? Criar uma visão significa explicitar seu motivo de ser, além de demonstrar seu segmento de mercado. A visão deve ser comunicada para todos os colaboradores, seja dentro ou fora do seu empreendimento.

Ter a empresa toda agindo em busca da manutenção dos mesmos ideais é uma das melhores maneiras de garantir seu prosseguimento.

 

2. Analise seus ambientes

Em um negócio, coexistem três tipos de ambientes. Nessa rede, cada um deles age com dinâmica particular, representando forças e fraquezas respectivas.

O macroambiente envolve o conjunto de esferas como as sociais, políticas e tecnológicas que circundam o empreendimento. O ambiente operacional é aquele dos concorrentes, clientes, público e demais elementos da atuação. O ambiente interno, como diz o nome, mede as características de dentro da empresa. 

 

3. Crie e divulgue planos de ação

O plano de ação é uma compilação abrangente que inclui a programação das atividades e a forma como elas serão desenvolvidas. O objetivo é atingir o sucesso da estratégia. Não importa o formato: desde uma simples planilha de dados a um arquivo PDF muito bem diagramado, a força do plano de ação reside na sua capacidade de ser disseminado e compreendido em todos os ambientes de seu empreendimento.

 

4. Tenha metas e indicadores

Serviços diários e metas são importantes para guiar o planejamento estratégico. Defina períodos de ação e, ao fim de cada um deles, avalie os resultados alcançados, comparando-os com os esperados. Baseando-se nesses dados, desenvolva indicadores para saber como vai seu negócio.

 

5. Revise tudo

O cenário não combina nem um pouco com acomodação. Seu planejamento está funcionando? Ótima notícia, mas nunca deixe de revisá-lo e adequá-lo para as novas realidades envolvendo macroambiente, ambiente operacional e microambiente.

Planejar o futuro significa revisar e reavaliar sempre suas opções.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

O que pesquisar antes de abrir uma franquia

Notícias e Atualidades

Programa da Fapesp oferece incentivo às empresas de pequeno porte

Desenvolvimento

Inovação com Maurcio Botelho e Marcio Utsch

Desenvolvimento

Riscos e Oportunidades no Brasil

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR