Índice de Confiança do Empresário - 4º Trimestre de 2015



ICPMN1

O QUE É IC-PMN?

É o índice que mede a confiança dos empresários de pequenos e médios negócios e reflete suas perspectivas em relação ao futuro da economia, do seu setor e do seu próprio negócio. As expectativas desses agentes econômicos podem afetar variáveis-chave para o desenvolvimento do País, tais como investimento e geração de novos postos de trabalho. Por essa razão, conhecê-las é de fundamental importância. Para isso, você conta com o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN).

ICPMN2-2TRI 2015
                          
ICPMN2
  

A confiança do pequeno e médio empresário sofreu queda no 4º trimestre de 2015 frente ao 3º trimestre do mesmo ano.
O IC-PMN atingiu o resultado de 55,1 com 3,9% de queda quando comparado ao do 3º trimestre de 2015, que atingiu 57,4 pontos.

ICPMN3
ICPMN4

Todas as variáveis avaliadas pela pesquisa apresentaram queda em relação ao trimestre anterior, sem exceção, sendo que a perspectiva do Faturamento e do Lucro foram as que mais contribuíram para a queda do IC-PMN apresentando uma diminuição de 5,83% (65,1 para 61,3) e 6,34% (62,8 para 58,8) respectivamente.

Quando separado por setor - Comércio, Indústria e Serviços - o IC-PMN novamente apresenta queda em todos os casos. Apesar da queda na Indústria ser pouco relevante - apenas 0,31% - os setores de Serviços e Comércio apresentam quedas de 9,0% e 2,24% quando comparados ao trimestre anterior.

Ao se analisar por região percebe-se que o Centro Oeste (-0,36%), o Norte (-0,05%) e o Sul (-0,54%) permaneceram relativamente estáveis. Apesar de ter sofrido uma queda comparando-a com o trimestre passado, o Nordeste ainda assim caiu de 57,9 para 57,0 totalizando uma diminuição de 1,51%. A região Sudeste por sua vez foi a mais impactante no IC-PMN. A região que por si só já corresponde a uma parcela significativa do índice sofreu uma queda de 7,21%, muito maior do que todas as outras.


Arquivos das edições do IC-PMN disponíveis para download em www.insper.edu.br/cpe


Elaboração: O Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper busca a geração e a difusão de
conhecimentos em estratégias de negócios, por meio de ampla interação entre o ambiente
empresarial e o ambiente acadêmico de pesquisa. Informações e contato: 11 4504 2383.
Acesse: www.insper.edu.br/cpe. Parceria: Santander.


Assessoria de Imprensa:
 Relações com a Mídia - Insper - Denise Mello
Informações e contato: 11 4504 2668 / e-mail: assessoriadeimprensa@insper.edu.br
Relações com a Imprensa - Santander - Elaine Fantini Salles
Informações e contato: 11 3553 7061 / e-mail: esalles@santander.com.br

ICPMN6-1TRI