Índice de Confiança do Empresário - 4º Trimestre de 2014

ICPMN1-4TRI

O QUE É IC-PMN?

É o índice que mede a confiança dos empresários de pequenos e médios negócios e reflete suas perspectivas em relação ao futuro da economia, do seu setor e do seu próprio negócio. As expectativas desses agentes econômicos podem afetar variáveis-chave para o desenvolvimento do País, tais como investimento e geração de novos postos de trabalho. Por essa razão, conhecê-las é de fundamental importância. Para isso, você conta com o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN).

ICPMN2-4TRI
                          
ICPMN3-4TRI    O IC-PMN, que mede a confiança do pequeno e médio empresário brasileiro, encontra-se no 4ºTrimestre de 2014 no mesmo patamar do trimestre anterior. O índice geral aponta o resultado de 63,4* ante os 63,3 do 3ºTrimestre de 2014, um aumento de 0,19%.
ICPMN4-4TRI


ICPMN5-4TRI            

Entre os quesitos avaliados pela pesquisa, dois deles apresentaram um aumento. A perspectiva da economia passou de 55,7 no 3º trimestre do ano para 57,4 (aumento de 3,06%), e a perspectiva de faturamento passou de 69,3 para 70,9 (aumento de 2,28%). O quesito com maior queda foi o da perspectiva com relação aos investimentos, que serão realizados no negócio, que atingiu uma redução de 1,94%, passando de 61,6 para 60,4.

Por setor pesquisado – comércio, indústria e serviços – o setor de serviços apresentou alta de 3,3%, variando de 62,4 para 64,5. O setor de comércio apresentou um ligeiro aumento, atingindo 62,7 para o 4º trimestre de 2014, ante 62,6 da pesquisa anterior.

A maior queda na confiança foi verificada entre os empresários da indústria que registraram índice de 63,8 para o 4º trimestre, ante 65 no trimestre anterior (queda de 1,88%). Quando analisada por região do país, a pesquisa aponta diferenças na evolução do empresário. A maior e única baixa foi na confiança dos empresários da região norte, falta de otimismo que levou a uma queda de 3,25% no valor do índice para a região. Por outro lado, o otimismo das outras regiões permitiu o equilíbrio no índice nacional, mantendo a confiança dos pequenos e médios empresários praticamente inalterada com relação ao trimestre anterior. Destaque para as regiões nordeste e centro-oeste, que apresentaram aumento na confiança de 1,29% e 1,34%, respectivamente.

Arquivos das edições do IC-PMN disponíveis para download em www.insper.edu.br/cpe


Elaboração: O Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper busca a geração e a difusão de
conhecimentos em estratégias de negócios, por meio de ampla interação entre o ambiente
empresarial e o ambiente acadêmico de pesquisa. Informações e contato: 11 4504 2383.
Acesse: www.insper.edu.br/cpe. Parceria: Santander.


Assessoria de Imprensa:
Relações com a Mídia - Insper - Denise Mello
Informações e contato: 11 4504 2668 / e-mail: assessoriadeimprensa@insper.edu.br
Relações com a Imprensa - Santander - Elaine Fantini Salles
Informações e contato: 11 3553 7061 / e-mail: esalles@santander.com.br
ICPMN6-1TRI