Índice de Confiança do Empresário - 3º Trimestre de 2014

ICPMN1-3TRI

O QUE É IC-PMN?

É o índice que mede a confiança dos empresários de pequenos e médios negócios e reflete suas perspectivas em relação ao futuro da economia, do seu setor e do seu próprio negócio. As expectativas desses agentes econômicos podem afetar variáveis-chave para o desenvolvimento do País, tais como investimento e geração de novos postos de trabalho. Por essa razão, conhecê-las é de fundamental importância. Para isso, você conta com o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC- PMN).


ICPMN2-3TRI

ICPMN3-3TRI
   O IC-PMN indica uma queda na confiança do pequeno e médio empresário brasileiro em relação ao futuro da economia. O índice referente ao terceiro trimestre de 2014 atingiu o valor de 63,3 pontos, queda de 3,9% em relação ao trimestre anterior (65,9 pontos). Esse resultado representa a quinta queda consecutiva do índice desde que atingiu seu ápice no 2º trimestre de 2013.

ICPMN4-3TRI

ICPMN5-3TRI

O resultado mostra uma queda em todas as questões que compõem o índice. A perspectiva de crescimento da economia passando de 59,4, no segundo trimestre para 55,7 no terceiro trimestre, apresentando a queda mais acentuada.


O IC-PMN também mostra uma queda da confiança em todos os setores da economia. Dentre os setores, a confiança dos empresários de comércio apresentou a maior queda variando de 65,5 no segundo trimestre para 62,6 no 3º trimestre. Os empresários do setor industrial apresentaram a menor queda da confiança passando de 67,1 no primeiro trimestre para 65 na pesquisa atual.


A confiança do empresário brasileiro de pequeno e médio negócio teve queda em quase todas as regiões do país exceto na região Norte e Centro-Oeste. As regiões Sul e o Sudeste apresentaram as maiores quedas, sendo elas de -7,2% e -4,7%, respectivamente. Já a região Centro-Oeste apresentou uma alta da confiança passando de 62,7 no 2º trimestre, para 66, variação positiva de 5,3% e a região Norte manteve o índice em 69,9 nesses últimos dois trimestres.


Arquivos das edições do IC-PMN disponíveis para download em www.insper.edu.br/cpe

Elaboração: O Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper busca a geração e a difusão de
conhecimentos em estratégias de negócios, por meio de ampla interação entre o ambiente
empresarial e o ambiente acadêmico de pesquisa. Informações e contato: 11 4504 2383.
Acesse: www.insper.edu.br/cpe. Parceria: Santander.


Assessoria de Imprensa:
 Relações com a Mídia - Insper - Denise Mello
Informações e contato: 11 4504 2668 / e-mail: assessoriadeimprensa@insper.edu.br
Relações com a Imprensa - Santander - Elaine Fantini Salles
Informações e contato: 11 3553 7061 / e-mail: esalles@santander.com.br
ICPMN6-1TRI