Índice de Confiança do Empresário - 2º Trimestre de 2014

ICPMN1-2TRI

O QUE É IC-PMN?



É o índice que mede a confiança dos empresários de pequenos e médios negócios e reflete suas perspectivas em relação ao futuro da economia, do seu setor e do seu próprio negócio. As expectativas desses agentes econômicos podem afetar variáveis-chave para o desenvolvimento do País, tais como investimento e geração de novos postos de trabalho. Por essa razão, conhecê-las é de fundamental importância. Para isso, você conta com o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN).

ICPMN2-2TRI


ICPMN3-2TRI
   O IC-PMN indica uma queda na confiança do pequeno e médio empresário brasileiro em relação ao futuro da economia. O índice referente ao segundo trimestre de 2014 atingiu o valor de 65,8 pontos, queda de 4,8% em relação ao trimestre anterior (69,2 pontos). Esse resultado representa a quarta queda consecutiva do índice desde que atingiu seu ápice no
mesmo período de 2013.   

ICPMN4-2TRI



ICPMN5-2TRI


O resultado mostra uma queda em todas as questões que compõem o índice. A perspectiva de crescimento da economia passando de 61,6 no primeiro trimestre para 59,5 no segundo trimestre e a perspectiva de novos investimentos passando de 67,8 no 1º trimestre do ano para 63,6, apresentaram as quedas mais acentuadas.
 
O IC-PMN também mostra uma queda da confiança em todos os setores da economia. Dentre os setores, a confiança dos empresários de serviços apresentou a maior queda variando de 70,0 no primeiro trimestre para 64,76 no 2º trimestre. Os empresários do setor industrial apresentaram a menor queda da confiança passando de 69,6 no primeiro trimestre para 67,1 na pesquisa atual.
 
A confiança do empresário brasileiro de pequeno e médio negócio teve queda em todas as regiões do país exceto na região Norte. As regiões Nordeste e o Centro-Oeste apresentaram as maiores quedas, sendo elas de -9,1% e -8,7%, respectivamente. Já a região Norte apresentou uma leve alta da confiança passando de 69,7 no 1º trimestre, para 69,89, variação positiva de 0,2%


Arquivos das edições do IC-PMN disponíveis para download em www.insper.edu.br/cpe


Elaboração: O Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper busca a geração e a difusão de
conhecimentos em estratégias de negócios, por meio de ampla interação entre o ambiente
empresarial e o ambiente acadêmico de pesquisa. Informações e contato: 11 4504 2383.
Acesse: www.insper.edu.br/cpe. Parceria: Santander.


Assessoria de Imprensa:
 Relações com a Mídia - Insper - Denise Mello
Informações e contato: 11 4504 2668 / e-mail: assessoriadeimprensa@insper.edu.br
Relações com a Imprensa - Santander - Elaine Fantini Salles
Informações e contato: 11 3553 7061 / e-mail: esalles@santander.com.br
ICPMN6-1TRI