Índice de Confiança do Empresário - 1º Trimestre de 2016



1TRI2016-1

O QUE É IC-PMN?

É o índice que mede a confiança dos empresários de pequenos e médios negócios e reflete suas perspectivas em relação ao futuro da economia, do seu setor e do seu próprio negócio. As expectativas desses agentes econômicos podem afetar variáveis-chave para o desenvolvimento do País, tais como investimento e geração de novos postos de trabalho. Por essa razão, conhecê-las é de fundamental importância. Para isso, você conta com o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN).

1TRI2016-2

                          
1TRI2016-3
  
A confiança do pequeno e médio empresário cresceu no 1º trimestre de 2016 frente ao 4º trimestre de 2015. Ou seja, suas expectativas referentes à economia estão melhores no começo deste ano do que no fim do ano passado. O IC-PMN atingiu o resultado de 58,9, com 6,9% de crescimento quando comparado ao trimestre passado.


1TRI2016-4


1TRI2016-5

O IC-PMN teve aumento inesperado no primeiro semestre de 2016, considerando que o índice vinha decrescendo desde o último trimestre de 2014, mostrando que os entrevistados estão mais confiantes em relação à economia. É interessante notar que todas as estratificações, sejam estas por
região, setor ou perspectiva, apresentaram melhoria.

Quando separado por setor, o de serviços se mostra o mais confiante, além de ser aquele que mais aumentou, apresentando variação positiva de 14%. De todas as regiões, destacam-se os resultados do Nordeste, Sul e Sudeste, com variações de 9,6%; 8,1% e 6,4% respectivamente. Lembrando que a Região Sudeste tem grande impacto sobre o IC-PMN, pois representa quase metade dos entrevistados.

Da perspectiva dos setores, o de serviços apresenta um crescimento muito superior à indústria e ao comércio (14% comparado a 5,3% e 3,7%), tornando-se grande responsável pelos resultados obtidos neste semestre.


Arquivos das edições do IC-PMN disponíveis para download em www.insper.edu.br/cpe


Elaboração: O Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper busca a geração e a difusão de
conhecimentos em estratégias de negócios, por meio de ampla interação entre o ambiente
empresarial e o ambiente acadêmico de pesquisa. Informações e contato: 11 4504 2383.
Acesse: www.insper.edu.br/cpe. Parceria: Santander.


Assessoria de Imprensa:
 Relações com a Mídia - Insper - Denise Mello
Informações e contato: 11 4504 2668 / e-mail: assessoriadeimprensa@insper.edu.br
Relações com a Imprensa - Santander - Elaine Fantini Salles
Informações e contato: 11 3553 7061 / e-mail: esalles@santander.com.br

ICPMN6-1TRI