FAQS

O PROGRAMA

1) O que é o Programa Avançar?

Desenvolvida em maio de 2015, o Programa Avançar é uma iniciativa global do Santander que tem como objetivo oferecer suporte ás necessidades não financeiras das Pequenas e Médias Empresas, impulsionando seu desenvolvimento e crescimento.

No Brasil, o Programa foi desenhado com base em cinco pilares: Desenvolvimento, Internacionalização, Construindo Equipes, Conectividade e Aceleradores.

2) Quais iniciativas compõe o Programa?

Conheça mais sobre as inciativas que compõe cada pilar:

o   Desenvolvimento: Com palestras, workshops, e conteúdos editoriais desenvolvidos especialmente para PMEs, o Programa Avançar traz doses de inspirações e insights para o seu negócio:

  • Vídeos com temas relacionados a gestão de negócios, empreendedorismo e insights que possam expandir as possibilidades de negócios e auxiliar no alcance de metas e objetivos.
  • Cursos Online com opções que vão desde idiomas e técnicas a conhecimentos inovadores sobre gestão estratégica.
  • Dicas de Negócios: Dicas de especialistas e indicações de ferramentas de gestão para fortalecer ainda mais a empresa do seu cliente.
  • Palestras: Realizamos Encontros que buscam ampliar o conhecimento e capacitar gestores com seminários táticos ou estratégicos.
  • Workshop de Ideias: Um evento que promove troca de experiências de mercado, networking com outros empresários e tem como um dos objetivos encontrar soluções para capacitar a empresa de seu cliente e desenvolver seus negócios.
  • Cafés com Soluções: Consultoria de executivos do Banco Santander para identificar os produtos financeiros mais adequados ao momento dos negócios do seu cliente.

o   Construindo Equipes: Uma equipe qualificada é essencial para o sucesso dos negócios. Por isso, disponibilizamos diferentes plataformas para facilitar a contratação de novos talentos:

  • Anuncie suas vagas: Parceria com o portal de empregos online trabalhando.com, que permite ao seu cliente divulgar suas oportunidades de emprego gratuitamente para centenas de candidatos capacitados.
  • Programa Universitário-Empresas: Em parceria com o Santander Universidades, clientes contratam estagiários pelo período de quatro meses, com salário subsidiado pelo Banco. Dessa forma, não só atuamos no desenvolvimento do nosso cliente, como oferecemos uma oportunidade para jovens que estão ingressando no mercado. Consulte os critérios de elegibilidade no portal do Programa Avançar.

o   Internacionalização: Também oferecemos atendimento personalizado e diferentes ferramentas para te ajudar a expandir os negócios para o mercado internacional:

  • Internacional Desk: Assessoria de equipe especializada em facilitar a expansão dos negócios no mercado internacional. Além de sanar dúvidas, facilita o entendimento de processos.
  • Portal Santander Trade: Plataforma online que disponibiliza análises de mercado e divisas, controle de expedições, seminários e até uma rede social que permite conexão entre clientes do Banco no mundo todo, com segurança e praticidade.
  • Intercâmbios: Eventos presenciais ou virtuais com o objetivo de gerar oportunidades de negócios em diversos países, conectando sua empresa com parceiros potenciais.
  • Palestras: Encontros que abordam discussões sobre o cenário econômico e internacionalização com foco em promover a Oferta de Valor de Negócios Internacionais.

o   Conectividade: E como o mundo todo já está conectado, é importante que o seu cliente também esteja. Conheça as parcerias que elaboramos para facilitar a inserção do seu cliente no mundo digital.

  • Tyngu: Plataforma de cursos online, a Tyngu oferece um conteúdo prático sobre como usar as redes sociais (como o Facebook, YouTube, Twitter, WhatsApp) e o e-mail para turbinar suas vendas. Cliente Santander Negócios & Empresas tem 20% de desconto.
  • Midia.Mobi: Empresa de gestão de conteúdo para redes sociais e projetos digitais que apoia empreendedores que precisam criar conteúdos relevantes para cativar a atenção do público-alvo. Cliente Santander Negócios & Empresas tem 50% de desconto nos pacotes.

o   Aceleradores: Por fim, disponibilizamos ferramentas para que acelerar ainda mais o desenvolvimento para o seu negócio.

  • ICPMN – índice de Confiança do Pequeno e Médio Negócio: Calculado pelo Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper, em parceria com o Grupo Santander, este índice visa captar a percepção dos Pequenos e Médios Empresários dos ramos de comércio, serviço e industria, segmento que, segundo o SEBRAE, é responsável por mais de 95% do número de empresas formais e 67% dos postos de trabalho no Brasil.
  • Diagnóstico Empresarial: Em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), oferecemos gratuitamente o Diagnóstico Empresarial, que permite às empresas participantes realizar a auto avaliação sobre a maturidade de seus processos de gestão e governança.
  • Assessoria Educacional: Além do diagnóstico, a FDC oferece soluções educacionais com condições diferenciadas para os clientes do Banco Santander, são elas:
  • PEG – assessoria direcionada a empresas de pequeno porte que se preparam para atingir um novo patamar em performance gerencial. O PEG tem uma abordagem metodológica que organiza o conhecimento em quatro ciclos de desenvolvimento. Cada ciclo dura seis meses e é composto por atividades coletivas e individuais.
  • PAEX - programa para empresas de médio porte que desejam melhorar seus resultados e aumentar a sua competitividade por meio da implementação de um modelo de gestão integrado, da capacitação dos gestores, do intercâmbio de experiências e aprendizados e da construção conjunta do conhecimento.
3) Quem pode usufruir desses benefícios?

Apenas as iniciativas dos pilares Construindo Equipes, Conectividade e a Assessoria Educacional do pilar Aceleradores são exclusivas para clientes Santander Negócios & Empresas. Todas as demais estão disponíveis também para não clientes do Banco mediante a cadastro informando o CNPJ.

4) O Programa é gratuito ou terei algum custo ao participar?

O Programa é gratuito para clientes e não clientes, contudo, os pilares Conectividade e a Aceleradores são compostos por parcerias, nas quais clientes Santander tem condições diferenciadas na contratação (descontos).


DESENVOLVIMENTO

1) Preciso estar logado ou me cadastrar no Portal para acessar os conteúdos de Desenvolvimento?

Não. Todos os conteúdos estão disponíveis independente do Cadastro. Apenas para acessar alguns dos cursos ou vídeos é necessário informar o CNPJ.

2) Há alguma restrição na quantidade de cursos ou vídeos acessados?

Os cursos disponíveis na plataforma do Programa Avançar são divididos em duas categorias, a série limitada, composta pelos cursos de idiomas (inglês, espanhol e mandarim), e a série ilimitada (todos os demais títulos).

Para os cursos da série limitada, estão liberados até três acessos por curso por empresa (por CNPJ), ou seja, três pessoas por empresa poderão aprender gratuitamente cada um dos idiomas disponíveis. Já os demais cursos, assim como os vídeos, podem ser acessados quantas vezes necessários por todos os funcionários das empresas, desde que informado o CNPJ no momento do acesso.

3) Como posso fazer para participar dos eventos promovidos pelo Programa?

Para participar dos eventos realizados pelo Programa Avançar basta entrar em contato com a agência mais próxima a você e questionar a agenda da sua região. Se preferir, enviei um e-mail para atendimento@santandernegocioseempresas.com.br informando sua cidade e CEP e em até 48 horas responderemos com a agenda.


CONSTRUINDO EQUIPES


> Programa Universitário-Empresas

1) O que é necessário para participar do Programa?

A participação no Programa é limitada as primeiras 1.200 vagas de estágio em empresas clientes do Banco Santander, desde que possuam as características abaixo descritas:

  • Correntista do Banco Santander com CNPJ regular na Receita Federal;
  • Pagamentos em dia de produtos de crédito e empréstimos;
  • Faturamento anual cadastrado no banco acima de R$ 1,2 MM e abaixo de R$ 78 MM;
  • Posse de produtos ativos de pagamento e recebimento, tais como: Cobrança, Pagamento a Fornecedores e Aquirencia, ou Folha de pagamento ativa no Santander, com pelo menos 10 CPFs únicos de funcionários cadastrados.

Caso haja a desistência de alguma empresa, esta será substituída por outra que atenda os critérios pré-estabelecidos e de acordo com a data e hora da inscrição (ordem de chegada).

2) Como é realizada a inscrição?
Para participar do Programa, as empresas interessadas devem acessar o Portal do Programa Universitário-Empresas (programa_empresas.universia.com.br), preencher os dois formulários sobre a empresa e clicar em “Salvar”, em seguida preencher o formulário da vaga e clicar em “Publicar”. Consideramos inscrição completa, aquela que estiver com as informações completas/corretas da empresa e da vaga de estágio desejada.
3) Tenho mais de uma empresa, posso cadastrar todas no Programa?

Se as demais empresas possuírem CNPJs diferentes, podem se cadastrar e participar dessa iniciativa.

4) O que acontece após a inscrição da empresa no Programa?

Após a inscrição, todas as Empresas serão avaliadas de acordo com os critérios (item 6) e receberão um retorno em até 5 dias úteis, pelo e-mail cadastrado.

5) Em caso de reprovação, o que fazer?

Entrar em contato com o Gerente da Conta Empresa (Jurídica) e verificar o motivo da reprovação.

6) Em caso de desistência após a inscrição, o que fazer?

Contatar o suporte do Programa, informando a desistência e o motivo.

7) Qual o valor da Bolsa Auxílio?

A Bolsa auxílio é de R$882,00 por mês. Neste valor estão inclusos bolsa auxílio mensal, auxílio transporte e recesso remunerado.  Por ser um estágio de 4 horas não dispõe de Vale Refeição.

8) Como e quando é feito o pagamento da Bolsa Auxílio ao estagiário?

O pagamento da bolsa auxílio + auxílio transporte (R$882,00) são feitos pelo Agente de Integração, na conta corrente indicada pelo estagiário, em até 5 dias úteis, após 30 dias trabalhados, que serão contados a partir da data de início de estágio estipulada no TCE - durante os 4 meses de estágio (ou durante os meses trabalhados – em caso de finalização de estágio antes dos 4 meses previstos).

9) Onde ficará o comprovante de pagamento do meu estagiário?

O estagiário terá acesso ao Holerite do Programa em sua conta corrente, através do Internet Banking, acessando opção: Utilidades > Informes/Consultas > Holerites/Contracheque (após a realização do pagamento em conta – 30 dias após o estágio, até o 5º dia útil do mês).

10) Qual é o período do estágio?

O estágio terá duração de 04 (quatro) meses, incluindo o período proporcional de recesso, com carga horária de 04 (quatro) horas por dia.

12) Onde visualizo o Regulamento do Programa?

O Regulamento do Programa consta no Portal onde a empresa realizou a inscrição, no menu “Regulamento Empresas” no topo da página, ou clique aqui.

13) Quem fará a seleção do estagiário?

A seleção do estagiário seja realizada pela própria empresa que divulgou a vaga.

Lembrando que o estagiário deverá realizar o estágio dentro da área do seu curso, em atividades que tenham ligação direta com os conteúdos observados em sala de aula. Exemplo: Estágio Administrativo, devem ser realizados por alunos que cursam nesta área: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e etc.

14) Posso indicar um candidato para a vaga? O que é necessário?

A empresa pode indicar um candidato para a vaga que não esteja inscrito no Portal do Programa, porém, o mesmo deverá acessar o link da vaga da sua empresa e realizar a inscrição, através do Portal: http://programauniversitario.universia.com.br.

15) Quanto tempo a Empresa terá para realizar todo o processo de seleção e indicar o finalista para sua vaga?

A empresa terá 15 dias para realizar todo o processo de seleção e informar o candidato finalista, a partir do comunicado enviado pelo Programa, confirmando a aprovação/ativação da vaga no Portal.

16) Caso a empresa não cumprir o prazo estipulado para a indicação, ou não for possível cumprir o prazo, o que deve ser feito?

Caso a empresa não cumprir o prazo estipulado para a indicação do finalista (15 dias) a empresa poderá ser desclassificada do Programa. Por isso, é importante nos avisar antes do prazo encerrar (com antecedência) para analisarmos o caso e possivelmente prorrogarmos a vaga por mais alguns dias.

17) Se os currículos recebidos pelo Portal do Programa não estiverem aderentes ao perfil que a empresa está buscando, ou se não tiverem CVs suficientes para análise, como devemos proceder?

A empresa deve nos avisar com antecedência (antes do prazo estipulado para a indicação encerrar), para podemos auxiliá-los, reforçando a divulgação da vaga. Caso não identifique candidatos adequados no Portal do Programa (seja por perfil, região distante, entre outros), poderá fazer o recrutamento direto em outras fontes – Ex.: base própria de currículos, indicações, etc.

Nestes casos, pedimos que orientem o candidato finalista a se inscrever na respectiva vaga através do Portal do Programa (http://programauniversitario.universia.com.br)

18) Candidatos de Cursos Técnicos, Ensino Médio ou Pós-Graduação poderão participar deste Programa?

Não, para este Programa são elegíveis apenas alunos matriculados em curso superior de graduação (tecnólogo, bacharel ou licenciatura).

19) O que fazer após selecionar o estagiário?

Informar o candidato sobre a sua aprovação no processo e preencher o formulário através da URL: goo.gl/tE3KeZ com todos os dados completos. Aguardar informações sobre os próximos passos em até 48h úteis.

20) Quem é responsável pela formalização do TCE (Termo de Compromisso de Estágio)?

Após receber o finalista, o Agente de Integração iniciará o processo de formalização do TCE. O KIT ADMISSIONAL, será enviado via e-mail para o candidato e para a empresa. Nele constará o TCE e informações sobre as demais documentações a serem entregues.

21) Quem deve assinar o TCE (Termo de Compromisso de Estágio)?

O TCE é assinado pelo Agente de Integração (já é enviado ao candidato com a assinatura digital), o Aluno, a Empresa e a IES, respectivamente.

22) Quando o estagiário poderá iniciar as atividades?

O estagiário deve iniciar na data indicada no TCE. Porém, ele só poderá iniciar após o TCE assinado e a entrega de toda a documentação solicitada e autorização dos responsáveis pelo Programa (é encaminhado um e-mail para a empresa e aluno autorizando o início do estágio).

23) Posso solicitar que meu estagiário inicie as suas atividades antes da assinatura da documentação e/ou autorização do Programa?

Não, pois o estagiário só terá vínculo com o Programa, após toda a formalização do estágio e autorização do início. Caso o estagiário inicie antes da nossa autorização, a responsabilidade por este estagiário, bem como os seus custos é da Empresa, que estará com um estagiário de forma irregular na empresa, podendo inclusive sofrer penalidades legais, conforme a Lei de Estágio Brasileira (Lei nº 11.788). Sendo assim, recomendamos que a Empresa permita que o estagiário inicie as suas atividades, somente após a nossa autorização, com o TCE assinado pelas Partes.

24) O que fazer caso um estagiário desista e/ou deixe de comparecer à empresa?

Informe-nos imediatamente, para que o Agente de Integração possa realizar os trâmites necessários.

25) Quando o estagiário poderá tirar o recesso?

O recesso será proporcional aos meses trabalhados. O estagiário que cumprir os 4 meses, terá 10 dias de recesso. Ou seja, quando completar 3 meses e 20 dias, deverá sair de recesso, usufruindo os 10 dias previstos.

26) O que fazer após finalizar os 4 meses de estágio?

Pelo Programa o estágio é de apenas 4 meses e não há renovação. Após este período, o Agente de Integração envia à Empresa o Termo de Realização de Estágio que deve ser assinado pela empresa e pelo estagiário, formalizando o fim do estágio, além de uma avaliação de desempenho em que a Empresa avalia o aluno e o aluno avalia a Empresa.

27) Posso continuar com o candidato como estagiário?

Sim, neste caso, é necessário formalizar um novo Termo de Compromisso de Estágio com a Instituição de Ensino.Sendo que as obrigações correlatas, incluindo a bolsa auxílio e os benefícios, passarão a ser custeados integralmente pela Empresa Concedente. E neste caso, o aluno poderá estagiar pelo período máximo de 1 ano e 8 meses, pois já estagiou 4 meses na empresa, e pela Lei só é permitido 2 anos de estágio na mesma empresa.

28) Quero efetivar o estagiário durante o período do Programa Universitário-Empresas. Como proceder?

Para efetivação do estudante durante o período do Programa, a Empresa deverá entrar em contato com o Agente de Integração, informando sobre a intenção de efetivação do estagiário, para que o Agente instrua a Empresa com os procedimentos de encerramento do termo de compromisso de estágio e formalização do período de recesso proporcional, que deverão ser gozados pelo aluno antes da efetivação.

29) O estagiário desistiu/ foi efetivado. Posso solicitar a realocação/reposição?

A reposição só acontecerá se a notificação da desistência/efetivação ocorrer dentro do período de 2 meses após o início do estágio, apenas uma vez, dentro da vigência do Programa. O novo candidato será contratado para estagiar apenas durante o prazo remanescente do Programa, cuja duração máxima é de 4 meses. Caso a desistência/efetivação ou notificação ocorrer fora deste prazo (a partir de 2 meses e 1 dia), a bolsa será cancelada e a não haverá reposição da vaga (o recesso proporcional é contado para calcular quantos dias o estagiário exerceu as atividades na empresa).

30) O estagiário pode exercer as suas atividades em um CNPJ diferente do aprovado pelo Programa (filiais)?

Não. O estagiário deve exercer as suas atividades somente no CNPJ aprovado pelo Programa, no endereço onde o respectivo CNPJ está estabelecido. Caso a empresa queira contratar para um CNPJ diferente (mesmo grupo de empresas - filiais, matriz e etc.), deverá realizar a inscrição deste CNPJ no Programa e ser avaliada quanto aos critérios de elegibilidade, conforme o Regulamento do Programa.

31) Quais os contatos do Programa?

Central de Apoio às Empresas - Programa Universitário-Empresas
E-mail: universitarioempresas@santandernegocioseempresas.com.br

Telefone: (11)3553-8983/3610

Agente de Integração – Universia Brasil
E-mail: universitarioempresas@universia.com.br

Telefone: (11)3553-5185/5168


INTERNACIONALIZAÇÃO

1) O que é o Santander Trade?

Santander Trade é uma Plataforma online que se divide em quatro módulos (Portal, Network, Webinars, Club) que oferecem diferentes soluções para ajudar a sua Empresa a se internacionalizar.

O acesso a Plataforma (www.santandertrade.com), dedicada para empresas, é gratuito, exceto alguns serviços personalizados solicitados pelo usuário nos módulos Portal Trade e Network são cobrados.

2) Qual são os benefícios para o cliente correntista?

Clientes Santander Negócios & Empresas tem acesso ilimitado a Plataforma e podem convidar outros usuários da empresa a acessá-la. Além disso, o cliente do Santander conta com Santander Trade Club, uma rede de contatos com mais de 11.000 possíveis parceiros clientes do Banco Santander e de outros bancos parceiros no exterior.

3) Como cadastrar-se ao Santander Trade?

Existem 2 maneiras de se cadastrar:

  • Acesse https://www.santander.com.br, insira o número de agência, conta corrente e senha selecionar o item “Serviços Internacionais”. Em seguida, Selecionar Portal Santander Trade.
  • Se recebeu um convite para acessar do seu Gerente de Relacionamento, com o código de ativação em mãos, acesse  https://pt.santandertrade.com selecionando LOGIN e no campo CÓDIGO DE ATIVAÇÃO inclua o código de ativação recebido por e-mail.
4) O que é o Portal Santander Trade?

O Portal é um dos módulos do Santander Trade onde poderá encontrar informação sobre Análises de Mercados, Parceiros, Administração de Embarques, Divisas e como estabelecer-se no exterior, permitindo realizar o planejamento para a internacionalização da empresa.

5) O que é o Santander Trade Network?

Já com o Santander Trade Nertwork, você tem acesso a uma sólida rede de fornecedores locais, avaliados pelo Santander, que proporciona soluções adequadas às necessidades de internacionalização em um outro país através de Serviços de Marketing e Comunicação, de Rede, de Centros Empresariais e de Gestão de Negócios.

Para acessar, clique no ícone Santander Network e cadastre a solicitação do serviço e do país desejados.

6) O que é Santander Trade Webinars?

Módulo dedicado a seminários online interativos apresentados por especialistas em vários campos do comércio internacional que podem ser acessados gratuitamente. Com ele você pode receber dicas e novidades sobre setores e mercados de seu interesse de forma gratuita e manter atualizado com os avanços no seu setor.

7) O que é o Santander Trade Club?

O Club Santander Trade tem o objetivo de criar uma rede de conexões de clientes Santander em diversos países no âmbito da expansão dos seus negócios a nível internacional. Com ele você pode entrar em contato diretamente com mais de 15.000 parceiros de negócios.

Importante: O Santander Trade está disponível em inglês, polaco, português e espanhol. Como os usuários estão espalhados por todo o mundo, o idioma principal na plataforma é o inglês. Por este motivo, recomendamos que preencha os campos de texto no seu Cartão de Visita em inglês. Isso aumentará as suas chances de ser encontrado e contratado por outros empresários.

Para se inscrever no Club Santander Trade, precisar ser cliente do banco e ter uma conta ativa no Portal Santander Trade.

8) Posso convidar outras empresas a se cadastrarem no Club Santander Trade?

Uma vez registado no Portal Santander Trade e com o cartão de visita da sua empresa criado, pode convidar até 5 colegas através das suas configurações de conta de usuário. Os seus colegas irão então receber um e-mail de convite com um código pessoal para criar a sua própria conta Santander Trade e, em seguida, registar-se no próprio Club, juntando o Cartão de Visita da sua empresa existente.

Aviso importante: Ao convidar um colega, eles são anexados ao seu perfil de empresa e cartão de visita, o que significa que podem, através do Club, enviar mensagem(ns) em nome da sua empresa, responder a mensagens recebidas pela sua empresa e alterar as informações do seu Cartão de Visita. É importante certificar-se de que convida apenas os empregados da sua empresa.

9) O que o Administrador pode fazer por mim?

O seu Administrador é o seu ponto de contato para:

  • Pedir matchmaking: encontrará parceiros comerciais adequados para cada perfil de cliente;
  • Dicas e ajuda para completar o seu Cartão de Visita, certificar-se de que recebe as melhores correspondências da plataforma e garantir que o seu cartão de visita é facilmente localizado no diretório e se destaca para outros usuários.
  • Perguntas sobre o funcionamento da plataforma, como interagir com outros membros, dicas de pesquisa, etc.
10) Como faço para cancelar a minha adesão ao Clube?

Na plataforma, clique em ‘Contatar o Administrador’ ou ‘Assistência ao utilizador’. Pode enviar diretamente aqui um pedido ao seu Administrador para eliminar a sua adesão ao Clube e/ou o seu cartão de visita empresarial.


CONECTIVIDADE

1) Como contrato os serviços da Tyngu?

Basta acessar o site: www.tyngu.com.br/santander, clicar em 'Assinar Agora' e completar o processo de assinatura. Depois da seleção entre as opções 'Plano Semestral' ou 'Plano Anual' e selecionar a forma de pagamento, insira o código promocional 'Santander50', referente aos 50% de desconto que clientes Santander Negócios & Empresas possuem na ferramenta.

2) Como contratos serviços da Midia.Mobi?

Com a parceria do Banco Santander com a empresa Powertrends Tecnologia Digital, responsável pelo MidiaMobi, os clientes e prospects que assinarem o MidiaMobi terão um desconto de 30% na assinatura anual. Acesse o site www.midia.mobi e clique em ‘Peça uma demonstração’.


ACELERADORES

1) Como contrato os serviços de assessoria educacional da Fundação Dom Cabral (PEG e PAEX)?

Basta acessar o site: www.santandernegocioseempresas.com.br, clicar em 'Aceleradores’ e escolher a assessoria mais adequada ao seu negócio. Depois disso, você será redirecionado a página da Fundação Dom Cabral para realizar a contratação. Identifique-se como cliente Santander Negócios & Empresas para garantir o desconto.