Entenda por que o uso do celular no trabalho pode prejudicar o rendimento de uma equipe

Análise feita pela Florida State University aponta como o aparelho pode interferir em atividades do dia a dia.

23-07-2015
 uso-do-celular-no-trabalho-noticiasFoto: Shutterstock 


Os funcionários da sua empresa estão menos produtivos? Às vezes, isso pode estar associado ao uso de celulares. Um estudo recente realizado por pesquisadores da Florida State University mostrou como o aparelho pode interferir negativamente no desempenho em tarefas cotidianas.

Intitulada 'The Attentional Cost of Receiving a Cell Phone Notification' (O Prejuízo na Atenção ao Receber Notificação no Celular), a pesquisa contou com a participação de 212 alunos de graduação em psicologia da universidade, que foram analisados em três situações distintas. Os integrantes do primeiro grupo receberam chamadas no telefone móvel. No segundo, os estudantes foram notificados através de mensagens de texto e no último, não houve nenhum aviso nos aparelhos.

Durante a análise, os participantes não interagiram diretamente com os celulares. Os resultados levantados mostraram que, mesmo que não tenham sido visualizadas no momento, as notificações nos dispositivos celulares provocaram um forte desvio de atenção nos alunos. Segundo os autores, uma possível causa para essa queda na concentração está no fato de que esses avisos tendem a fazer com que o indivíduo volte os seus pensamentos para outras tarefas mais irrelevantes, perdendo o foco naquilo que é prioridade no momento.

Os pesquisadores também destacaram outro ponto relevante: a múltipla funcionalidade dos aparelhos móveis permite que o usuário realize várias atividades ao mesmo tempo e, por isso, é difícil mantê-lo distante e se concentrar somente em um único afazer. Essa situação costuma ser bastante frequente no ambiente corporativo. A queda no desempenho de muitos empregados pode estar associada ao desvio de atenção, ocasionado por uma simples vibração no celular durante o trabalho.

A conclusão da pesquisa aponta o quanto é importante conscientizar os funcionários sobre o lado negativo dos dispositivos móveis. Apesar de serem ferramentas úteis, que ajudam a otimizar o tempo e a tornar a rotina mais prática, é interessante refletir sobre o uso delas no ambiente profissional. Conforme o estudo revelou, mesmo quando não manuseadas diretamente, elas são capazes de tirar a concentração e tornar a performance menos satisfatória.

Leia também:
» Reflexões que podem ser feitas sobre os wearables nas empresas
» Como avaliar quais são as melhores redes sociais para uma empresa



CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Como garantir a segurança dos e-mails empresariais

Notícias e Atualidades

Confira dicas para manter seu WhatsApp mais seguro

Desenvolvimento

Marketing Virtual: o poder das novas mídias

Desenvolvimento

Como atender bem seu cliente nas redes sociais

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR