Você sabe o que é VUCA?

Conheça a sigla americana, que vem sendo cada vez mais discutida em ambientes corporativos

13-07-2017

mundo-vucaFoto: Shutterstock

VUCA. Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. A sigla americana, que vem sendo cada vez mais discutida em ambientes corporativos, reflete algumas características do mundo atual, que passa por transformações cada vez mais constantes.

A letra V (Volatility) significa a inconstância das situações, que podem mudar a qualquer momento – e de forma cada vez mais rápida. A U (Uncertainty) relaciona-se às incertezas e à falta de previsibilidade, que podem elevar o índice de insegurança. C (Complexity) representa como o mundo dos negócios pode ser impactado por ações externas difíceis de compreender. E A (Ambiguity), que mostra que, em um cenário complexo, podemos tomar decisões ou interpretar algum fato de forma equivocada.

O VUCA, no entanto, pode guiar a forma como conduzimos nossos negócios – especialmente quando falamos em planejamento estratégico.

Como as mudanças no mundo dos negócios, assim como na sociedade, estão cada vez mais rápidas, a estratégia de uma organização precisa deixar de resistir às transformações e tornar-se mais volátil, fazendo com que a companhia seja capaz de seguir o que o mercado está regendo, estando preparada para as imprevisibilidades que o futuro pode reservar.

Surpresas realmente são inesperadas, mas cabe à empresa preparar-se para analisar as possibilidades que o mercado pode oferecer, conquistando a capacidade de agir diretamente, sem correr riscos.

Os princípios do VUCA, portanto, tendem a moldar a capacidade de uma empresa compreender as consequências de suas ações; estar preparada para realidades diferentes; interpretar oportunidades inesperadas, mas relevantes; e antecipar questões que guiam seu desenvolvimento.

COMO LIDAR 
A organização precisa estar preparada para possíveis acontecimentos, propor ideias novas e inovadoras e sempre ter foco em melhores resultados. Se possui uma visão bem definida, todos os colaboradores saberão para onde devem seguir, mesmo que o mercado ou as condições de negócios mudem.

Ser ágil e adaptável também é fundamental. Não se preocupar em planejar demais, mas sim em aprender durante o caminho da execução. Empresas não podem mais seguir um único planejamento estratégico ao longo do ano, precisam adequá-lo de acordo com as transformações que acontecem mês a mês.

Mas, para isso, é preciso se disponibilizar a estar sempre atualizada ao cenário em que está inserida e desenvolver-se a ponto de compreender a complexidade das mudanças e, a partir de análises claras, agir de forma assertiva, rápida e prática.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

26-09-2017 | Webnário: Gestão Financeira

Notícias e Atualidades

Biblioteca Comunitária: 4 livros essenciais para o ambiente de trabalho

Desenvolvimento

O valor do amanhã: o impacto de nossas decisões

Desenvolvimento

Um novo estilo de construir sonhos com Rubens Menin