Você sabe o que é urbanismo sustentável

No Dia do Urbanismo, conheça melhor um conceito que pode nortear mudanças muito positivas no modo como ocupamos e fazemos uso do espaço urbano

08-11-2017

urbanismo sustentavel




Desde 1949, no dia 8 de novembro comemora-se o Dia Mundial do Urbanismo. A data foi instaurada na capital da Argentina, Buenos Aires, com a missão de discutir justamente o processo de edificação de uma cidade – quais os cuidados, questões delicadas e desafios nessa ação.

Nesse dia, assuntos como habitação, lazer e transportes são colocados em debate com o objetivo de trazer ações mais positivas para as cidades. Nessa discussão, há espaço para um outro tema bastante importante: urbanismo sustentável.

 

Mas, afinal, o que é urbanismo sustentável?

Um dos principais eixos que esse tipo de ação trabalha é o de tentar, à medida do possível, manter um equilíbrio entre a chegada das cidades e industrialização em relação aos recursos naturais.

Quando se fala do urbanismo sustentável, por exemplo, estamos tratando da manutenção das áreas verdes, dos parques, das nascentes. A proteção dessas faixas de natureza é fundamental para o bom andamento das cidades.

Por outro lado, também significa cuidar das emissões de poluentes, muitas vezes por parte das indústrias – essa poluição toda pode interferir, inclusive, nas áreas de vegetação que estejam longe das metrópoles.

Esse tipo de preocupação vai ter como reflexo positivo a manutenção e proteção dos solos e das espécies de animais. Vai manter o ciclo e as cadeias alimentares nos seus devidos lugares.

 

Algumas ações que unem as cidades à sustentabilidade

Existem diversas possibilidades na aplicação de medidas que sejam relacionadas ao conceito de urbanismo sustentável.

Uma aplicação de áreas verdes, por exemplo, tem efeito imediato que pode contribuir para questão do paisagismo nas cidades e em outros apontamentos, como a redução dos ventos, mais sombra e fauna.

Existem ainda outros fatores que resultam desse investimento, como a própria temperatura, que tende a ser mais amena, quando se pensa na sustentabilidade.

O ecossistema como um todo é beneficiado. Há menos poluição sonora, melhora a qualidade do ar.

São situações que incidem diretamente na melhoria das condições de saúde pública como um todo.

 

Fiscalizar o urbanismo sustentável

Todo cidadão pode ser um agente na busca por cidades que respeitem o meio ambiente.

É muito importante ter ciência de que a própria lei proíbe a ocupação irregular de áreas verdes por empreendimentos, residenciais ou comerciais.

Busque informar-se em sua localidade se essas normas são obedecidas. Invista seus esforços na fiscalização do urbanismo sustentável. O planeta agradece.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Sustentabilidade nos negócios vai além do “verde”

Desenvolvimento

Como atrair clientes pela sustentabilidade?

Desenvolvimento

Combate ao desperdício de água

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR