Você sabe o que é People Analytics?

People Analytics pode transformar gestão de pessoas dentro de empresas

26-07-2017

people-analyticsFoto: Shutterstock

Juntamente ao Big Data, People Analytics é um processo que promete revolucionar a gestão de pessoas dentro das empresas: o sistema coleta, organiza e analisa dados sobre o comportamento e o desenvolvimento interno de funcionários, visando contribuir para a tomada de decisão da empresa, antecipando tendências e aprimorando o planejamento.

Com ele, é possível fazer uma gestão mais estratégica dos colaboradores e, ainda, reconhecer os profissionais da maneira que deveriam: como o recurso mais valioso de uma empresa, que merecem trabalhar em um ambiente de trabalho motivador para tornarem-se mais produtivos e felizes.

O People Analytics usa dados para entender o comportamento dos funcionários dentro de uma companhia. A organização coleta as informações de fontes como as redes sociais, e-mails, pesquisas de clima, alcance de metas, desenvolvimento interno, entre outras, para reconhecer um colaborador destaque ou, então, um problema que precisa de solução, como baixa produtividade, pouco engajamento, queda na satisfação de clientes e dificuldade em reter talentos.

Negócios que utilizam dados para criar – e guiar – seus processos têm funcionários mais unidos, conseguem aprimorar o atendimento ao cliente, estão sempre atualizados às tendências e inovações do mercado, criam planos de desenvolvimento de carreiras mais efetivos, tomam decisões mais rápidas – e ao mesmo templo planejadas, entre outra série de benefícios.

É possível resumir o People Analytics em quatro etapas: coleta de dados, interpretação da coleta, cruzamento dos dados e investigação de relações de causa e efeito entre variáveis e planejamento. Por onde começar o processo na sua empresa? Confira abaixo:

1. Escolha a ferramenta de análise
People Analytics não se trata apenas de dados, mas sim em saber como utilizá-los estrategicamente.

Por isso, de acordo com seu negócio, defina onde você precisa buscar as informações: nas redes sociais? Com pesquisas de satisfação de clientes? No plano de metas dos colaboradores? Em pesquisas de clima interno? Em avaliações de feedback e desempenho dos funcionários?

Pense em todos os dados que podem fazer a diferença para a sua empresa e, então, defina como mensurá-los: mensalmente? Trimestralmente? Semestralmente? Crie uma planilha para colocar as informações obtidas, o recurso facilitará no cruzamento (pesquisa de clima interna x pesquisa de satisfação de clientes, por exemplo) e análise dos dados coletados.

2. Comunique os funcionários
Os funcionários saberão que os processos estão mudando. Como a empresa precisa ser transparente em suas transformações, é fundamental que prepare um plano de comunicação sobre a implementação do sistema e das ferramentas analíticas, explicando como o People Analytics irá impactar positivamente no desenvolvimento de cada profissional e na evolução da empresa como um todo. Seja cauteloso e exalte os benefícios da metodologia.

3. Comece o processo pensando em um problema
Qual o principal problema que atinge sua empresa no momento? Falta de retenção de talentos? queda no número de clientes? Defina o que está prejudicando mais o negócio para focar a primeira coleta de dados do People Analytics. Fazer um piloto irá ajudar a organização a entender como funciona a coleta e análise de informações e como criar uma estratégia com os resultados do processo.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

O que é e como aplicar a pesquisa de clima organizacional

Notícias e Atualidades

O funcionário perfeito existe? Conheça 8 características essenciais em colaboradores

Desenvolvimento

Gestão Por Resultados - Colhendo Ganhos Imediatos

Desenvolvimento

Demissão: o que fazer quando ela é a única saída?