Vender ideias vai ficar mais simples com nossas 5 dicas

Já existem cursos especializados que ajudam empreendedores a desenvolver habilidades de venda.

23-08-2018

vender ideias

Um empreendedor precisa saber vender ideias, seja para um acionista, cliente ou colaborador do negócio. Porém, é comum o gestor não estar preparado para isso, o que faz com que ele perca o foco no meio do discurso.

Quer aprender a estruturar bem a sua proposta para convencer o ouvinte? Então continue acompanhando nosso artigo!

1. Estabeleça um modelo de discurso

A primeira estratégia que não pode faltar na hora de vender ideias é a elaboração do pitch (discurso). Você deve apresentar o contexto do produto ou serviço e o material que será utilizado, bem como a equipe necessária para atingir o objetivo. Também é fundamental identificar a oportunidade de mercado que pode ser explorada.

Seja objetivo, utilize frases curtas e demonstre a funcionalidade do produto ou serviço, assim como a validade da ideia. Pratique bastante o seu discurso antes de usá-lo diante do investidor ou cliente. Essa é uma maneira de adquirir confiança e corrigir algum erro antes do momento crucial: a negociação. Treine a abordagem de cada característica, sendo o mais claro possível. Ir direto ao ponto facilita o entendimento do interlocutor.

2. Use uma história real

Pode ser difícil vender ideias quando o produto é inovador ou diferenciado. Procure uma história verídica para utilizar como exemplo. Isso vai ajudar a atrair a atenção do ouvinte.

Caso você tenha dificuldade para construir um pitch ou falar de forma convincente, busque um curso de capacitação na área. A iniciativa vai ajudar você a utilizar uma técnica correta de venda.

3. Mostre a solução para o problema

Um investidor ou cliente só vai aceitar a sua sugestão se ele notar que a ideia tem potencial. Sendo assim, relate o problema que você identificou no concorrente, mostrando como a sua iniciativa pode ser a solução.

4. Liste o diferencial do produto

Faça uma lista da diferenciação competitiva da sua ideia. A proposta inovadora deve mostrar com clareza o seu potencial diante do concorrente. Para isso, busque alguma informação no mercado ou modelo de negócio aplicado em outra localidade.

Fica muito mais fácil convencer o interlocutor quando você demonstra confiança e pesquisa aprofundada. Estruture um plano de negócio para dar apoio ao seu discurso.

Esclareça qual é a característica do produto ou serviço que o torna competitivo no mercado (e que o concorrente não tem!). Quanto mais inédita for a ideia, maior será a sua chance de obter apoio.

5. Apresente uma proposta de valor

Se você está em busca de um apoio financeiro, é essencial mostrar o valor da sua ideia. Realize um estudo e indique em quanto tempo será possível devolver o dinheiro ao investidor. Além disso, sinalize onde o recurso será aplicado:

  • marketing;

  • treinamento da equipe;

  • elaboração do produto;

  • infraestrutura.

Não adianta apresentar um pitch objetivo se a sua estratégia não trouxer retorno ao investidor. Portanto, avalie o custo para colocar a ideia em prática, apresente o modelo de gestão e o tempo esperado para dar um retorno financeiro.

Caso a sua intenção seja vender um produto a um cliente, você deve apresentar o benefício que o item vai trazer ao seu cotidiano. Um equipamento tecnológico, por exemplo, leva agilidade para a rotina. Já um creme para o rosto deixa a pele mais bonita.

Pronto! Agora você já sabe como estruturar um pitch e criar um discurso convincente para vender ideias. Siga as dicas do artigo e faça um curso para aprender a explorar melhor o seu potencial de negociação.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Evite estas 4 gafes e mantenha sua imagem profissional

Desenvolvimento

Uma loja de brinquedos que vende felicidade

Desenvolvimento

Day 1 2017 - Pedro Lima

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR