Últimas palestras de Sustentabilidade do ano conscientizam clientes acerca da importância do tema

Encontros promovidos pelo Programa Avançar reuniram empresários de pequenas e médias empresas do Rio de Janeiro e Vitória

22-12-2016

ultimas-palestras-sustentabilidade-noticiasFoto: Shutterstock

Pequenas e médias empresas do Rio de Janeiro assistiram à palestra de Sustentabilidade ministrada por Linda Murasawa, superintendente executiva de Sustentabilidade do Santander. O encontro, realizado no dia 25 de novembro no Novotel Botafogo, reuniu cerca de 50 participantes.

Ao longo da palestra, Linda procurou mostrar como o mercado está cada vez mais exigente para iniciativas sustentáveis e como preparar-se para esse cenário. “Procuro mostrar que para o Santander ser sustentável, nossos clientes também precisam ser. Ajudo os participantes a enxergarem como a sustentabilidade está presente na eficiência e na competitividade de cada negócio”, diz Murasawa, ao afirmar que levar uma visão holística de um sistema do qual o convidado pertence é um despertar que as empresas presentes precisam ter.

Durante o espaço aberto para perguntas, os participantes levantaram questionamentos que eram relevantes para todas as empresas presentes, desde o ponto de vista do mercado, até como fazer com que os empreendedores enxerguem por um olhar mais sustentável. A principal dúvida colocada era o alto custo que a mudança poderia trazer ao negócio. “Mostrei que quando estamos dispostos a fazer investimentos, temos ótimos retornos, e retornos podem fazer com que o serviço oferecido tenha um preço mais competitivo no mercado, com um custo vantajoso, e ainda sendo uma empresa melhor”, conta Linda.

O encontro não só conscientizou as empresas presentes em como ser mais sustentável gerando resultados cada vez mais positivos, como serviu de espaço para networking entre os convidados. De acordo com Wagner Cogo, Superintendente do Santander, os participantes começaram a contar sobre suas experiências e trocar contatos. “Muitos deles aproveitaram o evento para ver como cada um poderia se ajudar e saíram de lá com boas parcerias”.

ÚLTIMA PALESTRA DO ANO
No dia 6 de dezembro, Nasser Takieddine, ministrou para cerca de 20 clientes, a última palestra do ano acerca do tema Sustentabilidade. No encontro, ele, que é um dos responsáveis pela área de Sustentabilidade do Santander, abordou como o assunto é visto no mercado das Pequenas e Médias Empresas no país.

De acordo com Nasser, a proposta do encontro era apresentar não só o conceito econômico da Sustentabilidade, mas também o social e o ambiental. “Uma empresa, se quer ser reconhecida como sustentável e continuar competitiva no mercado, não pode pensar apenas nos resultados econômicos, mas sim nos impactos positivos que deve causar na sociedade na qual está inserida”, diz.

Nasser explicou que o primeiro passo para se tornar sustentável é entender o momento pelo qual a empresa está passando. “Faça um diagnóstico, analise como sua organização está em relação a parte social e ambiental. Com o diagnóstico fica mais fácil visualizar o que precisa passar por melhorias”. Para concretizar os ensinamentos, apresentou cases de sucesso do próprio banco e de clientes que conseguiram conquistar certificações de sustentabilidade.

O segundo passo é ir atrás dessas certificações e acompanhar e estudar diretrizes, como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. “Empresas cada vez mais pedem que seus fornecedores estejam a par desses temas para contratações de serviços. Quem não está alinhado, deve começar a se adequar”, conclui Nasser.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças 
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Palestra de Internacionalização traz novidades sobre o cenário econômico atual

Notícias e Atualidades

Palestra promovida pelo Programa Avançar discute o tema empreendedorismo