Teste A/B: entenda o que é e por que você precisa fazer isso

Técnica pode aumentar a geração de leads para sua empresa.

18-02-2019

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Depois de pesquisar o assunto de maior interesse do público e produzir um conteúdo de excelente qualidade, chega o momento de realmente dar vida ao que foi criado: a divulgação. Mas como saber se o título, a cor, a foto ou qualquer outra opção escolhida pela sua empresa foi de fato a melhor? É aí que entra o teste A/B.

Esse tipo de experimentação de marketing permite comparar duas alternativas para descobrir qual delas obtém a melhor resposta junto ao usuário. Quer entender melhor e aplicar na sua organização? Continue acompanhando!

O que é teste A/B?

Teste A/B é um teste que avalia uma única variável por vez. Recebe esse nome justamente por comparar duas alternativas dessa mesma variável, a versão A e a versão B.

Um exemplo é um teste de dois títulos diferentes para um artigo. Segundo o Hubspot, títulos com 6 a 13 palavras atraem a maior e mais consistente quantidade de tráfego. Contudo, cada situação é única. Sua empresa só terá certeza de qual é a melhor opção após testar.

A tática pode se estender para comparar cores de uma página, imagens de um anúncio, capas de um vídeo, subtítulos de um texto ou até mesmo botões dentro de uma mensagem de e-mail marketing. Segundo o Marketing Proofs, 47% dos profissionais de marketing testam — pelo menos de vez em quando — linhas de assunto alternativas para otimizar o desempenho do e-mail.

Em vez de publicar algo sem embasamento científico, por meio do teste A/B qualquer empresa tem a oportunidade de identificar a opção preferida do público. Além de otimizar a peça de conteúdo, o teste gera um aprendizado que poderá ser aplicado na próxima ação de marketing.

Quais são as principais vantagens dessa tática?

A utilização de testes A/B traz vários benefícios para as empresas. Entre as principais vantagens estão:

Aumentar o tráfego já existente

Depois de descobrir o melhor título e a imagem ideal para divulgar um conteúdo, a quantidade de acessos invariavelmente será maior. Assim, o site da empresa atrai tráfego, podendo gerar mais negócios.

Melhorar o entendimento do perfil do visitante

Nada melhor do que rodar testar A/B para conhecer o perfil do público. As estatísticas fornecem dados inquestionáveis sobre as preferências de quem visita a sua marca.

Otimizar a taxa de conversão

A taxa de conversão pode ser melhorada ao testar pontos como botões, cores de links e textos de chamadas para ação. Uma conversão maior pode significar mais leads ou até mesmo mais vendas.

Como utilizar o teste A/B?

Nada impede que você conduza um teste A/B de forma totalmente manual, alternando opções e contabilizando os resultados. De todo modo, existem maneiras mais eficientes de proceder. Veja a seguir.

Utilize uma ferramenta especializada

O ideal é que o teste seja realizado com o apoio de uma ferramenta ou software de automação de marketing. Atualmente, existem muitos serviços que oferecem esse tipo de recurso, como o Google Analytics (gratuito) e o Optimizely (pago).

Os testes A/B de e-mail são a exceção. Nesse caso, as próprias ferramentas de e-mail marketing já vêm com opções de alternar assuntos, mensagens, botões e links.

Fique atento à significância estatística

Para que o resultado do teste A/B seja relevante, é importante que o experimento seja realizado com um número significativo de usuários. Para determinar qual é a amostragem ideal, sua empresa pode utilizar uma calculadora de significância, como a do Kissmetrics.

Varie um elemento por vez

Na ânsia de obter respostas, diversos profissionais acabam fazendo o teste com mais de uma variável. No entanto, para que ele tenha eficácia, é necessário variar apenas um elemento por vez. Por exemplo, para melhorar a conversão de uma página de vendas, é possível testar duas versões de botão de compra — mas os outros componentes devem ficar exatamente iguais.

Antes de ir para outro conteúdo, você sabia que o Santander pode conectar sua empresa com outras organizações parceiras que oferecem soluções de marketing digital? Esse é o cenário ideal para os negócios que desejam colocar em prática o teste A/B e outras estratégias. Visite a página de Conectividade do Santander Negócios e Empresas e saiba mais sobre as parcerias com Midia Mobi e Locaweb.

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