Tenha uma empresa onde pessoas talentosas desejam trabalhar

Organizações precisam focar em atrair e reter profissionais qualificados

21-03-2017

pessoas-talentosas-trabalharFoto: Shutterstock

Começar um negócio é trabalhoso, mas construir uma empresa em que pessoas talentosas queiram trabalhar é ainda mais desafiador. O principal erro cometido por organizações é valorizar seu público-externo e esquecer de criar um ambiente de trabalho inspirador. No entanto, os responsáveis pela performance da companhia são seus funcionários – e eles precisam estar motivados para apresentarem um bom desempenho.

Além de pensarem em estratégias de vendas e crescimento, as empresas precisam focar em ser um lugar que atrai profissionais talentosos para trabalhar. Se você não tem como meta fazer a diferença na vida de seus funcionários, provavelmente encontrará desafios como a baixa retenção de colaboradores no meio do caminho – e essa situação não é boa para a imagem de uma organização no mercado.

Confira como transformar sua empresa em um local que atraia e retenha grandes talentos:

ALINHE A EMPRESA COM UMA CAUSA
Empresas não podem considerar apenas ações que deem retornos financeiros, e sim mostrar empatia com causas sociais. Profissionais talentosos valorizam organizações que tenham iniciativas voltadas para responsabilidade social. Funcionários tendem a ficar mais motivados quando sentem que estão fazendo parte da mudança na vida de alguém: alinhar seu negócio com usa causa irá ajudá-lo a atrair colaboradores genuínos.

OFEREÇA OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO
Se a empresa oferece oportunidades de crescimento dentro da organização para seus funcionários, com certeza ganhará pontos com profissionais qualificados no mercado. Pessoas querem trabalhar para locais que garantam o desenvolvimento da carreira: gostam de ter certa a ideia de que crescerão dentro da companhia à medida que o negócio evolua.

Para atrair talentos, organizações também devem investir em programas e ações específicas voltadas para o progresso profissional de seus colaboradores. Afinal, um funcionário nunca pode deixar de estimular seu aprendizado.

ESTIMULE UM AMBIENTE IGUALITÁRIO
Líderes não podem dar apenas ordens e críticas para sua equipe, e sim contribuir com o desenvolvimento do time. Empresas devem contratar gestores que estejam dispostos a ajudar e aconselhar seus liderados a sempre darem o seu melhor para a organização. Profissionais qualificados valorizam locais que promovem esse ambiente igualitário, independentemente de funções e posições.

OFEREÇA UM ESPAÇO ABERTO PARA IDEIAS
Funcionários são a voz de uma empresa, por isso, organizações que possuem uma política de incentivo às ideias de seus colaboradores ganham cada vez mais representatividade no mercado – conquistando profissionais talentosos. Empregados querem fazer parte da transformação e muitas vezes podem criar ações inovadoras que farão toda diferença para o negócio – mas, para isso, é preciso saber ouvir o que eles têm a dizer.

PROMOVA O RESPEITO
Uma empresa precisa promover o respeito entre seus funcionários. Profissionais qualificados não querem trabalhar em uma organização na qual o desacato é comum durante o expediente. O ambiente precisa ser amigável e a companhia precisa mostrar que se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores – não permitindo ações prejudiciais.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Inscrições abertas para o Programa Universitário-Empresas

Notícias e Atualidades

Como fazer uma contratação de estagiário eficiente?

Desenvolvimento

Construindo um sonho do zero com Salim Mattar e Pedro Passos

Desenvolvimento

Postura e Comportamento Empresarial

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR