As principais características para criar um site de e-commerce

Segurança é um dos requisitos essenciais para vender pela internet.

25-10-2018

site de e-commerce

Para criar um site de
e-commerce de sucesso, algumas características são indispensáveis. Uma boa plataforma, facilidade de navegação e fotos de qualidade são tópicos essenciais para converter mais vendas no mundo digital.

Facilidade no processo de compra, segurança para o usuário e descrição completa do produto também são pontos importantes para proporcionar uma boa experiência ao comprador virtual.

Neste artigo, você saberá um pouco mais sobre cada um desses atributos que fazem a diferença no e-commerce — um mercado em constante evolução. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) o segmento de lojas virtuais cresceu 12% em 2017. Para este ano, deve evoluir em torno de 15%, como mostra o E-commerce Radar 2017.

Conheça as principais dicas para criar um site de e-commerce!

Boa plataforma

O melhor e-commerce está hospedado em uma boa plataforma. Escolher o sistema ideal permite navegação amigável para o comprador, a oferta de formas variadas de pagamento e, até mesmo, possibilita o aumento do portfólio de produtos oferecidos na loja virtual.

Procure uma plataforma com temas variados e de qualidade. Flexibilidade é um fator importante: o sistema deve permitir a inserção de novos produtos e categorias ao seu e-commerce. Simplicidade no manuseio é outro ponto a ser considerado.

Facilidade de navegação

Um bom site de e-commerce oferece facilidade de navegação para o usuário. O comprador da loja virtual deve encontrar com rapidez a categoria que deseja. Garanta também o acesso a campos muito usados, como a busca de produtos.

Foto de qualidade

Diferentemente de uma loja física, em que o cliente pode manusear o produto, em um e-commerce é importante contar com uma imagem de boa qualidade para que o usuário possa analisar o item antes de efetuar a compra.

Certifique-se de que a foto seja profissional, com uma iluminação adequada, mostrando todos os ângulos do objeto. Um recurso como uma foto em 360 graus também pode fazer a diferença na experiência do usuário.

Facilidade no processo de compra

Na hora de criar um site de e-commerce, é importante garantir que o processo de compra seja simples. Funcionalidades como compra com um clique, produto sugerido com base em uma aquisição anterior e formas de pagamento diversificadas têm grande impacto na experiência do internauta na loja virtual — e, consequentemente, no relacionamento da marca com o cliente.

Segurança para o usuário

É indispensável garantir que toda transação realizada no e-commerce seja feita de forma segura. Ter um certificado ou selo de segurança em sua loja virtual é uma maneira de assegurar ao comprador que seus dados estão protegidos.

Informações completas sobre o produto

Ao criar seu site de e-commerce, tenha atenção também à descrição do produto. É importante disponibilizar uma descrição completa de cada item, já que o comprador não terá a possibilidade de manusear a mercadoria e checar presencialmente aspectos como cor e tamanho.

Ao criar um site de e-commerce de sucesso é preciso ter atenção a tudo isso, mas não é suficiente. Para sua loja virtual decolar, é importante fazer uma pesquisa de mercado a fim de entender como os grandes players funcionam. Assim, você pode se inspirar e adaptar as boas práticas ao seu negócio.

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR