As 3 novidades mais importantes do RH 4.0

RH deverá lidar com mudanças no ambiente organizacional geradas pela Era 4.0.

28-01-2019
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O RH 4.0 é uma vertente da revolução tecnológica 4.0 que tem mudado processos empresariais e a maneira de geri-los. No departamento de Recursos Humanos, esse conceito se refere ao maior uso de tecnologia em sua rotina, tanto para automatização de alguma atividade manual ou repetitiva quanto para a melhoria na tomada de decisão do setor.

A Era 4.0 preconiza o uso, em maior escala, de computação em nuvem (cloud computing), sistemas ciberfísicos, Internet das Coisas, entre outras tecnologias. Elas são interligadas, o que permite a existência de uma rede inteligente capaz de gerenciar diferentes processos produtivos sem a necessidade de intervenção humana.

O departamento de RH precisa se adaptar à mudança que a chamada quarta revolução industrial vai gerar no ambiente organizacional. Para ajudar nisso, separamos três novidades do RH 4.0 em relação ao RH tradicional. Não deixe de conferir!

1. Novos modelos de contratação

Uma tendência na indústria — e em outras áreas — é o surgimento de novos modelos de contratação.

Graças ao avanço de tecnologias que possibilitam o trabalho remoto, a comunicação instantânea em diferentes formatos e a maior autonomia do funcionário, a tendência é que modelos de serviço à distância se multipliquem. Aliás, em 2017 cerca de 55% dos colaboradores corporativos brasileiros já aproveitavam home office ao menos uma vez por semana.

O RH precisará se adaptar a isso, promovendo uma nova forma de treinar o colaborador e de se relacionar com quem desempenha sua função à distância.

Há, ainda, avanço nas ferramentas de contratação, com forte emprego de sistemas de avaliação de perfis e maior uso de Big Data Analytics. Dessa maneira, a escolha do melhor candidato para as vagas em aberto se torna mais preciso.

2. Novo perfil do funcionário

O perfil atual de funcionário que as empresas necessitam está mudando. Hoje em dia, é necessário ter conhecimento tecnológico amplo, mesmo em uma atividade com pouco uso de tecnologia — o que também está mais raro.

É preciso dominar ferramentas tecnológicas, ao menos suas funcionalidades básicas. Por isso, o departamento de RH precisa considerar o nível de conhecimento de cada candidato sobre esse campo.

Por parte do profissional, a tendência é lidar com alguém preocupado com sua qualidade de vida e que, graças à tecnologia, precise trabalhar menos horas. Isso exige uma postura dinâmica do RH, para que consiga captar talentos cada vez mais exigentes.

O tempo de trabalho médio em uma empresa também tem diminuído, de modo que não será mais tão comum encontrar alguém com uma carreira de décadas no mesmo lugar.

O colaborador busca satisfação profissional e pessoal, melhor condição de trabalho e ganho elevado — não só financeiro. Então, ele permanece menos tempo em um ambiente que não atenda a essa expectativa. Cabe ao RH intermediar esse aspecto, no intuito de formar uma equipe de alto desempenho e disposta a ficar o maior tempo possível em um negócio.

3. Comunicação horizontal

A revolução dos meios de comunicação aproximou as pessoas. Existe uma tendência de torná-la mais horizontal, de modo que o líder e o liderado conversem entre si tranquilamente e sem ressalva.

Esse tipo de posicionamento ajuda a aproximar quem ocupa um cargo mais alto de quem está em um nível inicial na empresa. Consequentemente, permite que o gestor saiba o que incomoda seu funcionário, além de propiciar um ambiente de interação mais agradável para todos.

São muitos os desafios que um negócio precisa enfrentar para implementar o RH 4.0. Por isso, o gestor da área deve ter conhecimento para inseri-lo da melhor maneira possível. Nesse caso, é vital continuar estudando o impacto da revolução 4.0 em Recursos Humanos e, de forma complementar, nas demais áreas que constituem uma organização. Isso permite se posicionar de modo estratégico a fim de aproveitar oportunidades da transição.

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