5 melhores práticas que ajudam a reter os clientes

Pesquisas comprovam que custo de aquisição de clientes é maior que o de retenção.

12-02-2019

.

A cada dia, empresas lançam novos serviços, e a quantidade de opções abre as portas da grande
concorrência. Por esse motivo, reter os clientes — ou seja, fidelizá-los — é a melhor maneira de conseguir se manter ativo no mercado e construir uma história de sucesso para a sua companhia.

O cliente é fidelizado quando se encanta pela história da empresa e é atendido de forma rápida e com qualidade. Além disso, fazer com que ele se sinta importante também incentiva que ele use sempre o mesmo serviço.

Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas para manter o público que você já tem e conquistar uma boa cartela de usuários fiéis. Acompanhe!

1. Envie e-mail personalizado

Fazer seu cliente se sentir especial começa no momento em que ele abre um e-mail da sua empresa. Não envie uma mensagem genérica, muito menos falando de um serviço que não é do interesse do seu consumidor. Também não se esqueça de colocar o nome do comprador no início. Do contrário, pode parecer impessoal.

Use um programa para enviar o e-mail já com o nome, automaticamente. Divida o público em categorias, caso sua empresa ofereça vários tipos de serviços. Quanto mais personalizado for o contato, mais especial seu cliente vai se sentir.

2. Ofereça um serviço adicional

Se o seu cliente usou um tipo de serviço da sua empresa, mas você ainda tem outra opção, é importante avisar a ele o que você tem disponível. Apresente a companhia, de preferência pessoalmente ou por telefone. Tenha uma equipe treinada para oferecer e explicar todos os serviços de maneira objetiva.

É possível conceder uma amostra de um serviço complementar ao que o cliente solicitou, por exemplo. Assim, você vai surpreendê-lo e ainda informá-lo, de maneira positiva, sobre mais essa utilidade da sua empresa.

3. Faça onboarding do cliente

O onboarding é importante para que o cliente conheça o seu produto e saiba como utilizá-lo. Por exemplo, se você tem um aplicativo para auxiliar na prestação do serviço, prepare um vídeo ou um e-mail explicativo sobre como usá-lo. Adiante qualquer problema que possa aparecer eventualmente e ensine a solucioná-lo.

Deixar o cliente a par do serviço é essencial para que ele se sinta seguro e acolhido pela organização, independentemente do seu segmento.

4. Cuide da reputação da empresa

Não deixe nenhuma dúvida, crítica ou elogio sem retorno, seja on ou offline. Esteja sempre conectado à internet em sites de reclamação e fóruns para saber o que as pessoas falam da sua empresa. Responda todo comentário que aparecer.

A presença online dá segurança a quem vai buscar um serviço, e é um diferencial na hora de decidir se vai fazer negócio com a organização novamente.

5. Peça feedback

Outro ponto importante diz respeito ao período de pós-venda. Peça um feedback ao consumidor, pergunte o que ele achou de usar o serviço, se teve alguma dificuldade, se há melhoria a ser feita e se algo não funcionou como o planejado. Leve a fala do cliente em consideração de verdade, pois é satisfatório ver que a sua opinião, enquanto usuário, é ouvida e atendida.

Reter os clientes pode ser um desafio, mas não é impossível quando se dá a devida atenção à experiência do usuário e ao seu feedback. Essa atitude é valorizada pelo público e levada em conta na hora de decidir se vai voltar a usar um serviço ou produto.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Como estruturar sua logística e garantir o sucesso da sua loja online

Notícias e Atualidades

6 ferramentas online que todo empreendedor deveria ter

Desenvolvimento

Dica 2 - Expansão de Negócios

Desenvolvimento

Jornada para o Crescimento com Omar Hauache Anderson Birman e Junior Seripiere

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR