Momento atual exige relacionamento entre fornecedores e compradores

Esse tipo de parceria é uma maneira de fortalecer os negócios no cenário econômico dos dias de hoje

07-03-2018

Relation


Na sua opinião, como um negócio pode vencer um período de crise e de dificuldade generalizada no mercado? Uma das maneiras de resistir aos momentos mais difíceis está ligado a uma relação muito importante: aquela que existe entre quem fornece e quem compra.

O bom funcionamento da cadeia de suprimentos, bem como a logística envolvida, é um recurso poderoso para qualquer negócio se manter em pé em época de “vacas magras”.

 

O cenário econômico

Uma análise detalhada do cenário econômico é o melhor primeiro passo para o gerenciamento de sucesso. Vivemos um período de recessão aguda no país, com diminuição do faturamento e crises em setores como emprego, serviços, energia e indústria.

Pode-se imaginar que um cenário de dificuldades levaria a um aumento de competitividade e disputa por centímetro do mercado. O que se observa, na prática, é que as ações que mais têm êxito na superação do cenário negativo estão ligadas a um contexto de colaboração.

A integração e união entre os fornecedores e compradores é vantajosa por garantir as operações de ambos os lados.

 

Um relacionamento facilitado

As ligações entre fornecedores e compradores é auxiliada por recursos tecnológicos de comunicação. A era da informação digital e das redes possibilita trocas rápidas entre os setores.

Outro elemento-chave no relacionamento é a confiança. Uma relação desenvolvida com respeito e empenho nas duas partes gera laços mais firmes e permite que as empresas façam uso de políticas mais efetivas para aumentar seus números.

 

Colaboração é prioridade

As mudanças no mercado atingem, inclusive, o cliente, que precisa ser pensado como uma entidade capaz de notar problemas e evitar transações desvantajosas. Tal constatação fortalece o argumento da necessidade de melhor relacionamento entre compradores e fornecedores.

O ideal está em priorizar acordos que promovam a integração desde o início, com ações de governança corporativa e recomendações em toda a hierarquia das empresas.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

3 tipos de ferramentas de produtividade indispensáveis para todo gestor

Notícias e Atualidades

Saiba identificar o perfil da sua equipe utilizando testes de personalidade

Desenvolvimento

Qual é a tua obra?

Desenvolvimento

Papo de Empreendedorismo com Marina Silva

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR