Você conhece o termo product market fit?

Conheça o que é product market fit, como você pode identificar essa tendência em seu negócio e ser bem-sucedido!

13-04-2018

product-market-fit

Nós já sabemos que oferecer um produto e/ou serviço de qualidade é importante para a sustentação de um negócio, certo? Mas focar apenas nisso pode impedir que sua empresa cresça no mercado. Para alcançar um resultado melhor é necessário dar atenção ao que seu cliente deseja, e o product market fit te ajuda a fazer isso. 

O product market fit é um modelo de negócio onde o seu produto é a solução para os problemas do seu público-alvo. Assim, torna-se mais fácil vender e fidelizar os clientes. Para entender um pouco mais sobre o assunto veja 3 coisas que devem ser feitas para aplicar essa estratégia:

  • Encontre uma queixa de um grupo real e que tenha uma quantidade considerável de pessoas;
  • Resolva completamente o problema desse grupo através do desenvolvimento de um produto;
  • Comercialize o produto de forma executável, rentável e sustentável.

Quer saber como reconhecer se esta estratégia faz sentido no seu negócio? Confira:

A reação dos clientes

A reação que os seus clientes tem ao entrar em contato com o seu produto é um dos indicadores que devem ser analisados para saber se sua empresa tem product market fit.

Quando o consumidor gosta do que encontrou e compartilha isso com os amigos (pode ser nas redes sociais) é possível perceber que o seu produto é bom para ele pode ser bom para outras pessoas.

Seu índice de rejeição

O seu índice de rejeição também mostra se a sua estratégia está sendo aplicada corretamente. O product market fit precisa ter uma segmentação bem elaborada, onde você só trabalhe com potencias clientes.

E todos querem um produto que resolva os seus problemas, tornando-os em clientes satisfeitos e diminuindo a taxa de rejeição deles.

Grande chances de renovação

É preciso dar atenção as chances que o seu produto tem de ser renovado por seus clientes. Pense que várias pessoas pagam pelo seu produto mensalmente. Quando finalizar o contrato, ou seja, no fim do mês o consumidor tem a oportunidade de cancelar ou renovar a assinatura.

Ter essa renovação de forma natural, sem grandes índices de cancelamento ou esforços demasiados para alcançar os resultados, mostra que você está indo pelo caminho certo.

Aumento das vendas naturalmente

Lembre-se você vai resolver um problema completamente do seu público-alvo. Por isso, as suas vendas devem aumentar de forma natural, ou seja, sem que você lance grandes campanhas de marketing. Sendo assim, a sua receita vai aumentar sem que os custos aumentem na mesma proporção. A sua rentabilidade será maior.

Ao verificar os pontos que mencionamos no post vai ficar mais fácil de você reconhecer se sua empresa está preparada para usar o product market fit. Fazer isso vai ajudá-lo a reconhecer as oportunidades para o seu negócio e o tornará mais competitivo.

Sua empresa já encontrou seu product market fit? Então agora é hora de expandir os negócios! Veja no nosso post 6 passos para crescer!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

5 maneiras de definir o público-alvo para seu negócio

Notícias e Atualidades

Aposte no marketing nas redes sociais

Desenvolvimento

Marketing de Relacionamento – uma rede real de Pessoas

Desenvolvimento

Boas práticas de merchandising

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR