Primeiros passos como líder: 5 dicas de gestão de pessoas

Aprimore sua gestão de pessoas e melhore a performance de toda a sua empresa!

25-04-2018

primeiros passos como líder

A transição para cargos de liderança nem sempre é facilmente assimilada pelos profissionais. Quando não estão preparados, os novos gestores tendem a centralizar tarefas, dificultar o trabalho em equipe e levar mais preocupação para casa do que deveriam.

Pensando nisso, preparamos o post de hoje com dicas de gestão de pessoas. Nele, você aprende a otimizar processos internos da empresa, aumentar a produtividade da equipe e tornar-se um profissional reconhecido. 

 

1. Adote um comportamento exemplar

Essa regrinha é praticamente a mesma dada aos pais de primeira viagem. Ser o exemplo é a melhor forma não só de educar como de inspirar sua equipe. Adote uma postura virtuosa, com valores e moral elevados e condizentes com os da instituição.

Ter disciplina, ser assíduo, comprometido com o trabalho e com a empresa, cultivar relacionamentos harmoniosos e ter firmeza nas decisões também são fundamentais pra novos líderes. Esses comportamentos trazem credibilidade e legitimidade ao seu trabalho perante os outros colaboradores e demais gestores. 

 

2. Dialogue com a equipe

Nenhum bom trabalho é feito sozinho e nenhuma relação saudável é unilateral. Estabeleça um relacionamento horizontal e seja acessível às pessoas da sua equipe.

Isso inclui se comunicar com clareza e objetividade e, ao mesmo tempo, estar aberto para ouvir feedbacks e demais opiniões do seu time. O sentimento de equipe e de responsabilidade individual se desenvolvem em espaços mais justos e plurais. 

 

3. Tenha foco e metas bem definidas

Uma gestão eficiente é baseada em organização e estruturação contínuas. Estabeleça seu foco enquanto gestor e seus objetivos para o crescimento da empresa e aperfeiçoamento da equipe.

Além de focos mais genéricos, ter metas a curto e médio prazo facilitam o dia a dia do negócio, dando mais ritmo ao trabalho. Lembre-se de comunicar e deixar claras essas metas para seu time. 

 

4. Mantenha a calma e a razão

Como gestor, você vai enfrentar momentos de alta pressão e estresse que envolvem a tomada de decisões importantes e possíveis contratempos, comuns no cotidiano da empresa. As situações podem ser adversas, mas sua reação diante delas é fundamental.

Manter a calma e a cabeça no lugar precisam ser seus novos mantras. Isso não significa ser frio e calculista, apenas não se deixe levar pelo calor das discussões nem pela pressão por resultados. Encontre o seu equilíbrio!

 

5. Aceite suas vulnerabilidades

Todo mundo erra e isso você já sabe. Desse modo, acolha e aceite quando os próprios equívocos, buscando sempre aprender com os percalços. No início do novo cargo é comum não saber lidar com tudo e perceber que há habilidades que você ainda não domina completamente. Sem desespero, reconheça suas vulnerabilidades e olhe para elas como pontos a serem melhorados. 

Esperamos que o post de hoje possa ter ajudado na sua formação enquanto um líder eficiente e reconhecido. Seguindo essas dicas de gestão de pessoas você pode desenvolver um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e lucrativo. Assim, você, sua equipe e a empresa saem ganhando.

Se você gostou das nossas dicas de gestão de pessoas e que aprender mais sobre cargos liderança, leia também sobre como construir uma grande equipe.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Governo altera três normas sobre saúde e segurança do trabalhador

Notícias e Atualidades

Entenda a importância dos estagiários para a gestão da empresa

Desenvolvimento

Você atua como um empresário de valor?

Desenvolvimento

Liderança: o que eu gostaria de ter aprendido antes

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR