Preparação: o segredo das empresas de sucesso

Companhias mostram que agilidade nem sempre é a solução para seus negócios

09-12-2016

preparacao-segredo-empresas-de-sucesso-noticiasFoto: Shutterstock

O mundo de hoje pede agilidade. A cada semana, vemos uma nova startup iniciando seus negócios. A cada dia, novos produtos sendo lançados no mercado. E, a cada minuto, uma novidade tecnológica sendo testada.

Com a velocidade de transformações e o aumento da competitividade entre players, como empresas conseguem se destacar no mercado?

O segredo está na preparação. Empresas de sucesso sabem como moldar o futuro. Elas não se adaptam às tendências, mas sim as constroem.

A agilidade realmente é um fator positivo atualmente, mas, ao estudar os produtos e serviços que se mantêm no mercado, observamos que as empresas criadoras não foram as mais rápidas, mas sim as que se dedicaram a anos de pesquisas para lança-los. Resultado: seus produtos são melhores do que os da concorrência.

O segredo para uma empresa é a preparação, porque ela permite que a companhia desenvolva a capacidade de resolver os problemas e desejos de seus clientes, adaptando seus serviços às demandas do mercado.

Podemos usar como exemplo prático a Apple. A empresa não criou o primeiro smartphone e nem o primeiro tablet, mas se mantém no topo com alguns dos melhores e mais tecnológicos produtos oferecidos atualmente. Outras companhias, como a Microsoft, IBM e Google, conseguem mostrar como o trabalho de preparação vem impactando positivamente em seus negócios. Entenda:

MICROSOFT
Com a ascensão da Apple, a Microsoft chegou a ser julgada por falhar na adaptação às novidades tecnológicas. Entretanto, a empresa, que faz investimentos em pesquisas desde a década de 90, vem apresentado resultados diferentes do que os imaginados: ao longo dos últimos 10 anos, a empresa cresceu receitas com taxa anual de cerca de 10% e mantém margens de quase 30%. Esses números não são decorrência de uma nova iniciativa da companhia, mas sim uma consequência direta de seus servidores e ferramentas – construídos há mais de uma década.

GOOGLE
Com a expansão do Facebook, o Google tentou lançar diversas ferramentas no mercado. A busca pela agilidade realmente não funcionou, mas, recentemente, a empresa conseguiu tornar-se a empresa mais valiosa do mundo. Não porque tentou ser mais ágil, mas sim pelo seu sistema de inovação. O Google investe muito em pesquisas – com publicação de revistas científicas, inclusive – e em projetos promissores. A empresa também convida especialistas para auxiliarem no planejamento das novas propostas. Com esse sistema, o Google consegue lançar no mercado produtos completamente novos, como os carros sem motoristas. O projeto demanda tempo, mas é um dos mais inovadores do mercado.

IBM
A IBM manteve destaque no mercado tecnológico por décadas, mas com os sistemas movendo-se para nuvens, seu negócio teve queda de receita em 17 trimestres. Ao contrário do que muitos imaginavam, a empresa está conseguindo se recuperar. Não por tornar-se mais ágil e buscar a adaptação, mas sim porque está apostando em pesquisas feitas há décadas, como em computação quântica e chips neuromórficos. Quando a IBM lançar esses novos produtos no mercado, empresas vão precisar se adaptar às novas demandas. Ela não.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças 
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Como estruturar sua logística e garantir o sucesso da sua loja online

Notícias e Atualidades

6 ferramentas online que todo empreendedor deveria ter

Desenvolvimento

Os novos empreendedores digitais com Romero Rodrigues Herman Kazah e Gustavo Arjones

Desenvolvimento

Investidor ou empréstimo: como financiar meu negócio?

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR