Por que os clientes não estão abrindo os e-mails marketing do seu negócio

Para um e-mail marketing ser efetivo, precisa ser construído de maneira adequada

20-04-2017

nao-abrindo-e-mailFoto: Shutterstock

A melhor forma de conquistar um cliente pelo meio digital é com um e-mail marketing cativante: a estratégia, no entanto, deixa de ser efetiva quando o destinatário sequer abre a mensagem enviada.

Como recebemos centenas de e-mails por dia, campanhas digitais podem realmente passar despercebidas, se não construídas de maneira adequada. Para construir um e-mail marketing efetivo, é preciso seguir 5 pontos: hora de envio, remetente, assunto, saudação e teaser.

Quando foi enviado?
Ninguém abrirá um e-mail que não é urgente durante a hora de almoço ou enquanto está participando de reuniões importantes. O melhor horário para enviar a mensagem é pela manhã, para que a pessoa visualize assim que chegar ao trabalho, ou após o almoço, por volta das 14h. Durante a semana, os melhores dias são de terça a quinta-feira, pois na segunda os profissionais costumam se organizar para recomeçar, e na sexta estão preocupados com o final de semana.

De quem é?
O destinatário precisa conhecer o remetente. Caso contrário, dificilmente confiará em abrir a mensagem. Utilizar o nome da sua empresa no e-mail é fundamental para que o cliente reconheça que já comprou do local, por exemplo, e que o conteúdo pode ser relevante por esse motivo.

Sobre o que se trata?
A linha de assunto do e-mail deve introduzir o destinatário sobre o que ele encontrará naquela mensagem. E-mails com assuntos longos ou confusos têm menos chances de serem abertos. É preciso convencer o leitor de abrir e interagir com o conteúdo.

Qual a proximidade?
E-mails marketing não precisam ser tão formais como os de trabalho. Por esse motivo, as saudações podem ser mais pessoais. Essa atitude, inclusive, aproxima mais o destinatário de interessar-se pelo conteúdo – quanto mais pessoal a mensagem for, mais identificação o cliente terá com sua empresa. Claramente, em alguns casos, a formalidade é exigida – é preciso saber analisar.

Qual o conteúdo?
Uma pessoa decide continuar lendo um e-mail quando passa pelas primeiras 20 palavras. Se a introdução do e-mail não for convincente, dificilmente o destinatário se interessará pelo conteúdo apresentado.

PONTOS DE ATENÇÃO
Assuntos repetitivos
Um destinatário, provavelmente, vai se recusar a abrir mensagens enviadas semanalmente que contenham linhas de assuntos iguais. É preciso usar a criatividade e, mais do que isso, saber chamar a atenção do leitor para aquele ponto.

Envios em excesso
Uma caixa de e-mails lotada incomoda qualquer pessoa. Evite enviar mensagens em excesso: além do servidor confundir seu conteúdo com spam, o destinatário ficará incomodado com o número de envios, muitas vezes tratando do mesmo assunto.

E-mails não pessoais
Pessoas gostam de sentirem-se únicas. Por isso, enviar apenas e-mails padrões, que não tenham caráter pessoal, dificilmente irá cativar um destinatário. Procure mostrar como aquela promoção ou informação é exclusiva.

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