Por que investir na transformação digital do atendimento ao consumidor

Empresas precisam se manter atentas às novas tecnologias do mercado, como os Chatbots

28-07-2017

investir-transformacao-digitalFoto: Shutterstock

O mundo, hoje, é digital. A tecnologia está avançando exponencialmente, transformando todos os processos e esforços de uma empresa e, ainda, fazendo com que os consumidores se tornem mais exigentes e imediatistas. O que isso significa? Os clientes têm pressa e não querem ficar para traz. Querem serviços rápidos, mas ao mesmo tempo com qualidade.

Para não se prejudicarem perante o mercado, as empresas precisam focar em três pontos: a inovação, o perfil de consumo de seus clientes e as tendências digitais. Silvia Aragão, diretora comercial e de novos negócios da Orbitall, afirma que o mote dos negócios, hoje, deve ser o investimento em redes sociais e nos canais de atendimento ao cliente.

Silvia defende que, para oferecer a experiência rápida, simples, mas personalizada ao consumidor, é necessário estar presente nos mais diversos canais: WhatsApp, Facebook, LinkedIn, Twitter. Os tradicionais, como telefone, e-mail marketing e SMS não podem ser esquecidos: são os clientes da empresa que irão ditar por onde preferem se informar; cabe a organização oferecer atendimento em todos eles.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOmm) indicou que 73% dos compradores preferem entrar em contato com a empresa por meio de um chat inteligente (Chatbot): solução multicanal para atendimento ao consumidor, que responde às dúvidas dos clientes com inteligência artificial. “O chat oferece mais comodidade para o potencial cliente, que passa a contar com um atendimento mais rápido e preciso”, explica Silvia.

O QUE SÃO OS CHATBOTS?
Os robôs podem revolucionar a interação entre pessoas e marcas, tanto que empresas como Facebook e Microsoft já estão investindo recursos para melhorar ainda mais os sistemas de Chatbots que oferecem ao seu público.

Bots é diminuitivo de robô em inglês; são softwares programados para executar tarefas pré-definidas pela empresa, gerenciando as demandas de forma automatizada, com base nas informações passadas pela organização. Chatbots, portanto, são chats que respondem automaticamente às dúvidas e interações de clientes, a partir do que a companhia deseja comunicar.

Empresas costumavam ter pessoas focadas em responder as mesmas dúvidas diariamente. Agora, as respostas padrões e o acompanhamento prévio de uma dúvida pode ser feito por um robô. Os funcionários podem, agora, fornecer um retorno mais assertivo, após o atendimento realizado pelo software, que já conseguiu os principais dados do consumidor ou, então, direcionou a dúvida para o colaborador especialista no tema.

Com o Chatbot, é possível, também, acelerar a compra de produtos, oferecer a possibilidade de reservar um serviço, criar interações como jogos e outras atividades ou fornecer informações específicas, como contatos ou endereço de departamentos físicos. Tudo é questão de programação.

Se a sua empresa possui uma página no Facebook, experimente criar um Chatbot por meio do ChatFuel, serviço gratuito e de fácil acesso para criação de bots para a rede social.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

4 formas diferentes de internacionalizar o seu negócio

Notícias e Atualidades

O que pesquisar antes de abrir uma franquia

Desenvolvimento

Abertura de Capital – Um caminho para o crescimento

Desenvolvimento

Um novo estilo de construir sonhos com Rubens Menin

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR