Por que implantar a prática do Home Office em sua empresa?

Ganho de produtividade e retenção de talentos estão entre os benefícios da iniciativa

14-03-2017

por-que-implantar-home-officeFoto: Shutterstock

A tecnologia transformou a infraestrutura das empresas, que estão precisando se atualizar às novas tendências do mercado. Uma delas é o Home Office – ou trabalho remoto: um levantamento realizado pela Citrix, revelou que, até 2020, 90% de todas as companhias estarão oferecendo aos seus funcionários alguma modalidade de trabalho a distância.

No Brasil, a prática já faz parte da realidade de muitos profissionais, no entanto, ainda é possível observar resistências por parte da maioria das empresas brasileiras, que costumam ter dúvidas sobre a eficácia do trabalho remoto. Fato é que: as que estão se adaptando, vão evoluir; quem mantém-se resistente, pode não sobreviver às mudanças do mercado.

BENEFÍCIOS DO HOME OFFICE
1. Ganho de produtividade
Trabalhar em casa não é sinônimo de improdutividade, muito pelo contrário: profissionais podem ficar mais concentrados no conforto do lar, pois conseguem personalizar seu próprio ambiente de trabalho e outras preferências, criando o local perfeito para produzir e concluir suas tarefas.

De casa, os funcionários, mesmo que tenham calendários para cumprir e demandas para entregar, conseguem gerenciar seus cronogramas de maneira mais assertiva, gerando resultados mais positivos.

2. Flexibilidade de horários para o colaborador
Quem trabalha de casa, evita o deslocamento para o trabalho – o que já garante horas livres no dia. Por isso, mesmo que o funcionário tenha que cumprir com o horário de casa, tem a flexibilidade de utilizar as horas restantes para aproveitar da maneira que desejar: com a família, amigos, fazendo esportes ou passeando. E, mesmo que aconteça apenas uma vez por semana, já faz diferença na rotina do colaborador.

3. Retenção de funcionários
A flexibilidade proposta pelo Home Office deixa os funcionários altamente motivados em continuarem trabalhando em um local que permite o trabalho remoto. Como está ligado à qualidade de vida dos profissionais e, ainda, em um melhor desempenho como colaboradores, o modelo de negócio é um diferencial na hora de reter talentos.

COMO IMPLANTAR
Claramente, antes de adotar o sistema de trabalho Home Office, é preciso criar um programa bem estruturado, e auxiliar na adaptação de líderes e suas equipes à nova cultura.

1. Analise a empresa
Antes de implantar a prática, faça uma análise da empresa: quais áreas permitem o trabalho remoto? Quais funcionários poderão praticá-lo? Como as áreas podem se organizar? A organização precisa ter bem claro o que quer conquistar com a implantação do Home Office, para desenvolver métricas e critérios de avaliação que determinarão o sucesso da ação.

2. Crie um programa piloto
A partir da análise, crie um programa piloto. Como implantar o Home Office é um grande passo para a empresa, é preciso experimentar os impactos da prática na organização. Selecione algumas equipes para participarem, avalie se tudo está realmente definido ou se existem pontos para aprimorar e verifique como expandir a iniciativa para os demais colaboradores.

3. Elabore uma política consistente
Tudo precisa ser documentado. Por isso, se a empresa decidir por implantar o Home Office, deve criar uma política interna e avaliar, constantemente, a efetividade e os impactos da prática dentro da organização.

A política deve conter, além das regras e obrigatoriedades, uma lista com os recursos necessários para assegurar que o trabalho remoto seja efetivo – como acesso à internet, equipamentos, softwares, etc. Todo funcionário elegível para o Home Office deve respeitar todos os termos estabelecidos no documento.

Para garantir uma boa transição, a companhia precisa investir em comunicações exclusivas sobre o tema, que tirem toda e qualquer dúvida a respeito do trabalho remoto e como ele funcionará em cada departamento, além de abranger como deve ser a conduta do colaborador trabalhando de casa.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Você sabe quais são os produtos mais exportados pelo Brasil?

Notícias e Atualidades

Confira a agenda de eventos de outubro

Desenvolvimento

Webnário - Governança Corporativa

Desenvolvimento

Qual é a tua obra?

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR