O que é e como funciona um plano de hospedagem?

Serviço é essencial para o bom funcionamento de um site. Segurança dos dados e disponibilidade dos sites devem ser analisadas.

07-09-2018

plano de hospedagem


A escolha do plano de hospedagem está intimamente relacionada à possibilidade de
manter um crescimento sustentável ao longo do tempo. Afinal, não há como atingir um novo mercado sem presença forte na internet.

Neste artigo, vamos explicar o que é um plano de hospedagem e mostrar sua utilidade. Assim, você poderá fazer uma escolha bem-informada. Boa leitura!

O que é um plano de hospedagem?

Os planos de hospedagem são serviços que visam garantir a disponibilidade de acesso a sites, contas de e-mail, bancos de dados e aplicações. Isso é feito por meio de servidores cuja função é manter essas informações devidamente hospedadas, isto é, disponíveis na internet.

Como funciona um plano de hospedagem?

Essa é uma dúvida comum de quem busca entender os planos oferecidos no mercado. Elencamos, a seguir, os principais elementos de cada um deles. Confira:

 

  • hospedagem compartilhada: trata-se de um servidor cujo disco rígido é dividido em várias pastas com uma capacidade específica. Os sites hospedados no servidor compartilham a CPU, a capacidade da RAM e a conexão com a internet;

  • hospedagem gratuita: é o que o WordPress oferece em sua versão grátis, por exemplo. Porém, é limitada em termos de design, URL, plugins e outros elementos importantes. Tende a funcionar, também, com servidores compartilhados;

  • servidor virtual: nesse caso, o disco rígido e a memória RAM são distribuídos entre os diferentes sites hospedados no servidor. Além disso, a ideia é que você pague um plano com uma capacidade específica, no qual é possível hospedar diversos sites — desde que não ultrapasse o limite estabelecido em contrato;

  • servidor dedicado: conforme o nome sugere, é integralmente dedicado ao seu projeto, com RAM, CPU e conexão própria;

  • hospedagem na nuvem: nessa alternativa, você paga pelo tempo de uso de recursos, podendo ampliar ou reduzir a capacidade a qualquer momento. É ideal para um projeto com alta escalabilidade, como um e-commerce.

Como escolher a hospedagem ideal?

Se quiser escolher a opção mais conveniente à sua empresa, é preciso considerar alguns parâmetros. Deve-se averiguar, por exemplo, se o site será composto apenas de páginas estáticas, qual é o tráfego previsto para o seu website e o alcance de suas possibilidades econômicas.

Embora ainda existam outros critérios, tentamos reduzir a três cenários. Dessa forma, fica mais fácil entender em qual deles o seu projeto se enquadra:

  • site muito simples, composto apenas por páginas HTML. Nesse caso, uma boa hospedagem compartilhada pode atendê-lo perfeitamente, ainda que você obtenha um tráfego muito alto;

  • site dinâmico (tal como blog ou fórum) e sem pretensão de gerar renda por meio dele. Esse cenário é mais complexo. A hospedagem compartilhada também deve ser uma opção válida;

  • site dinâmico com a intenção de gerar renda (blog profissional ou loja virtual, por exemplo). Aqui, é recomendável não considerar o preço como critério principal. Em vez disso, priorize a qualidade do serviço.

Gostou do artigo? Então, não perca a oportunidade de garantir o sucesso do seu plano de hospedagem. Que tal poder contar com uma solução completa para o seu site institucional? Conheça a parceria do Santander com a Locaweb!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Organização de conteúdos digitais pode afetar produtividade da sua equipe

Notícias e Atualidades

Conheça 3 aplicações de Blockchain nas empresas?!

Desenvolvimento

A Revolução do E-commerce no Brasil

Desenvolvimento

Métricas em mídias sociais (Workshop Completo)

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR