Avaliação de desempenho: como ela tem ajudado no desenvolvimento dos funcionários?

Funcionários que recebem avaliações periódicas são mais felizes e produtivos, evoluindo em suas carreiras e contribuindo com a empresa.

30-01-2019
.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada para medir a eficiência do funcionário. O gerente pode usar essa estratégia para determinar se o colaborador necessita de um treinamento adicional, se faz sentido dar um aumento de salário ou se um profissional deve ser promovido, por exemplo.

Quer entender melhor como a avaliação de desempenho ajuda no desenvolvimento do funcionário? E que tal conferir como colocá-la em prática? Acompanhe o artigo!

Tipos de avaliação de desempenho: como fazer

Conheça a seguir métodos efetivos para realizar uma avaliação de desempenho.

Solicite feedback de colegas

Peça o comentário de um colega que trabalhe diretamente com o funcionário analisado. Esse método também é chamado de avaliação 360°, o que significa coletar feedback do gestor direto do colaborador, de um parceiro de trabalho, do cliente, do fornecedor e outros membros da equipe.

Cada parecer é utilizado para ampliar as informações fornecidas sobre o desempenho do profissional.

Dê um retorno informal regularmente

Uma reunião formal nunca é o momento ideal para conversar com o funcionário pela primeira vez sobre uma melhoria que precise colocar em prática, ou mesmo sobre seu desempenho positivo. Um gerente eficaz discute tanto os acertos quanto os erros do seu colaborador regularmente (diária ou semanalmente). Por isso, tente transformar a conversa de revisão de desempenho em um realce de pontos críticos.

Compartilhe o formato da avaliação de desempenho

Certifique-se de também compartilhar o formato de revisão de desempenho com seu funcionário. Assim, ele não ficará surpreso ao final do período de avaliação. Um componente significativo dessa discussão é compartilhar com o colaborador como a metodologia vai analisar sua performance.

Benefícios da avaliação de desempenho para o funcionário

Alinhamento de função e expectativa

A avaliação de desempenho permite que você defina a função e a responsabilidade da equipe, ajudando-a a consolidar, planejar e revisar seu desempenho no trabalho. A reunião de discussão sobre o assunto é uma chance de garantir que cada profissional saiba como sua atividade contribui para o objetivo do negócio.

Aproveite essa oportunidade também para alinhar melhor a função da equipe com a direção da empresa.

Valorização do trabalho

Você pode usar a avaliação de desempenho para descobrir se cada membro da equipe está atendendo à expectativa de sua descrição de cargo. Tente recompensar aquele que agrega maior valor à companhia. Dessa forma, o relacionamento no local de trabalho tende a prosperar em uma cultura que reconheça os acertos.

Melhoria na comunicação entre a equipe

Ao conversar com o profissional sobre o seu desempenho, você pode promover uma cultura de comunicação aberta, discutir um ponto fraco do colaborador e ajudá-lo a encontrar uma solução. Crie um debate que mostre que você está cuidando do funcionário e dando a ele uma chance de se desenvolver e avançar em sua função.

Podemos concluir que a avaliação de desempenho é fundamental para melhorar a performance da equipe e aumentar a produtividade da empresa. O colaborador que recebe feedback constante consegue perceber sua própria evolução e identificar toda oportunidade de melhoria, tornando-se mais feliz, engajado e eficiente.

E já que estamos falando em construção de equipes, você está precisando preencher alguma vaga de estágio? Conheça o Programa Universitário-Empresas e inscreva-se na edição de 2019.



O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR