Passo a passo para criar uma buyer persona e atingir melhores resultados

Entenda como criar uma buyer persona bem definida e direcionar melhor suas ações de marketing digital

28-09-2016
passo-passo-criar-buyer-persona-noticiasFoto: Shutterstock

Para que as estratégias de marketing digital de uma empresa atinjam cada vez mais resultados, é muito importante que a buyer persona esteja sempre bem definida. Descrevê-la com o máximo de informações possíveis, que delineiam o perfil, características e problemas do cliente ideal, contribui para que as ações sejam mais direcionadas.

Será que a sua marca está fazendo marketing digital para o público correto? Para que a empresa se certifique de que está conduzindo as ações com eficácia, indicamos abaixo um passo a passo para criar a buyer persona. Acompanhe:

Passo 1: Saiba a diferença entre buyer persona e público-alvo
O primeiro passo é ter em mente que os dois termos não têm o mesmo significado. O público-alvo é a definição das pessoas que a marca deseja vender suas soluções de uma forma mais generalizada. Exemplo: jovens adolescentes, de 14 a 17 anos, que estejam cursando o ensino médio e com poder aquisitivo alto.

Já a buyer persona, é o desenho do perfil do consumidor ideal. Exemplo: Ana Paula, tem 15 anos, cursa o 1º ano do ensino médio, mora com os pais, deseja fazer faculdade de moda e gostaria de fazer um programa de High School nos Estados Unidos.

Passo 2: Defina o perfil de acordo com dados relevantes
Um dos erros comuns cometidos na hora de criar uma buyer persona é basear-se em suposições. O perfil do cliente ideal deve ser definido de acordo com dados relevantes, obtidos em pesquisas e entrevistas com pessoas reais. As perguntas podem variar bastante de acordo com o ramo de atuação da marca e os produtos e serviços oferecidos. A seguir, veja 7 dados que não podem deixar de ser coletados:

- Informações pessoais e breve resumo de vida
- Habilidades natas e adquiridas ao longo da trajetória
- Grandes desafios encontrados na vida profissional
- Principais objetivos e metas
- Cargo e segmento de atuação da empresa onde trabalha
- Perguntas que envolvam os processos de compra dessa pessoa
- Saber o que ela espera do produto ou serviço

Passo 3: Estude as informações
Após coletar os dados necessários, verifique se é possível destacar um ou mais tendências. Vale lembrar que uma empresa pode ter mais de uma buyer persona, mas, neste caso, as estratégias precisam ser diferenciadas.

Passo 4: Escreva o perfil da buyer persona
Seguindo os resultados encontrados, descreva com o máximo de dados possíveis o perfil do cliente ideal. Tente também torná-lo mais humanizado por exemplo, colocando fotos e características que ajudem o desenvolvimento das estratégias de marketing.

Confira abaixo um roteiro com itens que devem ser incluídos:

- Nome
- Sexo
- Idade
- Nível de escolaridade
- Profissão e cargo
- Metas e desejos

Passo 5: Divulgue a buyer persona para toda equipe
Compartilhe o perfil e os dados obtidos para diferentes áreas da empresa, pois todos os membros precisam ter conhecimento da buyer persona. Assim, você pode abrir espaços para novas oportunidades.


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