3 dicas para fazer parcerias com grandes empresas

Pesquisa do Sebrae confirma os benefícios de investir nessa prática.

29-01-2019
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O negócio que consegue estabelecer boas parcerias com grandes empresas pode ver seu resultado financeiro se ampliar em pouco tempo, especialmente se fechar um acordo de vendas rentável. Isso pode ser visto em uma pesquisa do Sebrae, feita com 569 micro e pequenos empresários (MPEs).

Ela apontou que 62% deles tiveram melhoria no faturamento após realizarem parceria com uma grande organização. A média de crescimento foi de 26%. Os dados foram publicados no Portal Agência Brasil.

Para você alcançar um resultado semelhante, separamos três dicas capazes de facilitar a aproximação com uma grande companhia. Confira!

1. Conhecer a persona da empresa parceira

Se quer que o seu produto ou serviço seja útil para uma grande empresa, veja se ele também contribui para satisfazer a necessidade da persona dela, isto é, seu cliente ideal. Se o que você tem a oferecer fizer sentido para ambos, a chance de fechar uma parceria cresce consideravelmente.

2. Fazer networking constante

Expandir sua rede de contatos é uma boa maneira de ampliar sua probabilidade de encontrar uma grande empresa interessada em fazer negócio. Quanto mais contatos profissionais tiver, maior a chance de conseguir chegar ao líder de uma companhia, alguém que possa facilitar ou até tomar a decisão final em favor de um acordo com seu estabelecimento.

Para isso, é importante frequentar eventos corporativos, especialmente relacionados ao setor em que deseja conseguir uma parceria. Também abra uma conta em redes sociais profissionais, como o LinkedIn.

Com mais de 560 milhões de perfis, essa mídia oferece o Sponsored InMail, um recurso que permite a você enviar uma mensagem personalizada diretamente ao decisor de uma organização.

Outro ponto positivo de cultivar uma rede de contatos é que você poderá saber qual potencial parceria é confiável ou não, com base no feedback de outro empreendedor.

3. Tentar gerar valor e apresentar um diferencial

Se quiser conquistar um bom público, seu negócio precisa se diferenciar da concorrência e gerar valor para o cliente. Isso deve ser almejado não só para encontrar uma parceria, mas também a fim de manter a relação com ela por muito tempo.

Normalmente, uma grande empresa toma boa parte da atenção do negócio pequeno. Nesse caso, é possível oferecer um atendimento personalizado ou de maior qualidade para a parceira.

Também dá para entregar serviços integrados, isto é, levar um time até sua sede, ou uma filial, para trabalhar em conjunto com sua equipe.

A partir dessa interação, será possível desenvolver uma solução que gere valor para a empresa maior, enquanto fortalece a imagem do negócio.

Conquistar parcerias com grandes empresas pode abrir a porta para um novo mercado, inclusive no exterior. Seu negócio não só terá como aumentar seu faturamento, como conseguirá maior renome, o que ajuda a fechar acordo com outras companhias. Pode ser o começo de um ciclo virtuoso, desde que você se especialize nesse tipo de negócio e entregue um bom resultado.

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