Os segredos do sucesso do Netflix

Ex-funcionário do Netflix explica como aprender com o sucesso da gigante de streaming.

08-12-2015
segredos-do-sucesso-do-netflix-noticiasFoto: Shutterstock

O Netflix é uma empresa que tem crescido rapidamente e está sempre em busca de inovações. Recentemente, a rede de streaming anunciou que pretende dobrar o número de séries e filmes originais na plataforma em 2016. Mas qual é o segredo do grande sucesso? Como eles fazem isso?

Em um artigo no LinkedIn, o ex-funcionário Barry Enderwick, que trabalhou por 11 anos na área de marketing da companhia, compartilhou algumas lições que podem ser aprendidas com o Netflix. Segundo Enderwick, o sucesso da empresa é uma combinação de decisões inteligentes baseadas em estratégia, tempo e um pouco de sorte. Confira algumas estratégias explicadas por ele:

1. Posicione a sua marca
Dica: Uma pesquisa de marca bem posicionada fornece orientação estratégica para tudo o que a empresa faz.

Enderwick conta que, quando começou no Netflix, em 2001, a posição de marca não expressava exatamente o que o cliente poderia ter de diferente escolhendo a empresa. No entanto, em 2004, após uma pesquisa, a posição de marca foi definida como 'Movie enjoyment made easy' ('Veja filmes de forma fácil'). Segundo o antigo funcionário, daquela época em diante, todos os projetos foram alinhados à nova posição.

2. Fortaleça a sua cultura organizacional
Dica: O pensamento estratégico aplicado à cultura da empresa proporciona clareza para tudo e isso gera ganhos.

Enderwick conta que, algum tempo após ele começar a trabalhar no Netflix, a cultura definida foi de 'alto desempenho'. Isso significava que os colaboradores deveriam ser adultos responsáveis por suas próprias decisões e consequências.

3. Adote estratégias
Dica: Ter uma estratégia não só fornece orientação em longo prazo, mas também pode impedir uma possível concorrência.

Segundo Enderwick, trocar a estratégia de serviço de entregas de DVD para uma assinatura mensal do serviço permitiu ao Netflix ajustar seu produto ao mercado. Além disso, a medida fez com que a empresa se posicionasse contra a concorrência.

4. Não tenha medo de reverter uma decisão
Dica: Reveja sempre suas decisões. Às vezes, reverter uma decisão pode parecer incerto, mas será compensador em longo prazo.

Enderwick conta que apesar de investir intensamente na divulgação, a decisão de acabar com o Netflix Box não foi fácil, mas era coisa certa a se fazer. Na época, todo o investimento foi perdido, pois a empresa precisava convencer marcas como Sony e Samsung a incluir o Netflix em seus dispositivos.

5. Retenha seus clientes
Dica: Quanto maior o valor da empresa, maior a retenção de consumidores.

De acordo com Enderwick, o Netflix sabe como usar o Big Data para agregar mais valor à companhia. Ele conta que a empresa aproveitou sua base de dados para fazer 'apostas inteligentes'. Dessa forma, criar conteúdos novos e originais acrescenta valor ao cliente e, consequentemente, maior retenção.


Leia também:

» O segredo das empresas centenárias
» Conheça a história de Manuella Curti, presidente do Grupo Europa



CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

As cidades que podem se tornar o novo Vale do Silício

Notícias e Atualidades

3 dicas para contratar e reter talentos diversificados

Desenvolvimento

Day 1 2017 - Pedro Lima

Desenvolvimento

Day 1 2017 - João Carlos Martins

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR