Os erros mais comuns em social media e como evitá-los

Desenvolver uma forte presença do seu negócio nas redes sociais é uma forma eficiente de melhorar seus números, mas que também exige algumas precauções

11-01-2018

                       social media



Manter a relevância de um negócio atualmente significa ter condições de gerenciar e consolidar a sua presença online. Marcas, companhias e empresas do mundo todo fazem uso das ferramentas e facilidades possibilitadas pelas redes sociais e demais ambientes, ao ponto de tornarem essa relação uma verdadeira necessidade no mundo empresarial.

O seu negócio está presente nas mídias sociais? Quais são as práticas que você aplica nas redes? Não precisa se desesperar. Como são bastante recentes, as rotinas de social media podem parecer confusas e infrutíferas. Conheça os erros mais básicos em social media e esteja preparado para evitá-los.

 

Agir sem estratégia

Desenvolver a presença e a atuação nas mídias sociais é importante, mas necessita de um planejamento estratégico para funcionar melhor. Encarar os perfis e sites de sua empresa nas redes como uma mera expansão, um compl

emento ao seu negócio pode ser um grave engano.

Defina metas e objetivos para as suas postagens e páginas. Não se esqueça de estabelecer maneiras de medir e avaliar o impacto e o desempenho de cada ação. É essencial saber onde se quer chegar e ter ferramentas para observar como está o caminho.

 

Deixar de interagir

A verdadeira essência das redes sociais está na possibilidade de interação. No entanto, é comum que marcas e empresas deixem de prestar atenção à este lado do gerenciamento. Por exemplo: uma página que não responda as dúvidas dos clientes ou não se posicione frente às suas críticas perderá o engajamento deles e, aos poucos, terá impactos em sua audiência como um todo.

 

Não ter conteúdo

Usar as mídias sociais exclusivamente como plataformas de divulgação e vendas não terá um bom resultado entre aqueles que acompanham suas postagens. Uma presença nas redes precisa ser interessante e relevante ao público, empregando diferentes maneiras de capturar sua atenção (entre elas conteúdo ligado aos seus produtos e negócios, narrativas, entretenimento). Da mesma forma, uma página que só publique descontos e links de e-commerce não criará relações fortes com os usuários.

 social media

Afastar o usuário

Na tentativa de se aproximar de seu público e clientes, uma empresa normalmente prestará atenção ao que está funcionando em social media e aplicará as ideias com adaptações. Contudo, é muito importante que o conteúdo não acabe tendo o efeito contrário, afastando o usuário das postagens.

Negócios que estão sempre tentando “lacrar” ou navegar nas ondas mais recentes de comentários na internet são um exemplo. Cunho político forte e posicionamento em temas controversos também se aplicam ao caso.

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