Os critérios para estabelecer parcerias de negócios bem-sucedidas

Entenda por que a escolha de um parceiro de negócios é a decisão mais importante a tomar

17-11-2016

quando-as-parcerias-de-negocios-sao-bem-sucedidas-noticiasFoto: Shutterstock

A escolha de um parceiro de negócios é a decisão mais importante que qualquer empresário tem que tomar. Essa parceria impacta diretamente na qualidade do seu trabalho, no desempenho de seus negócios, na sua vida pessoal, no seu nível de estresse, nos seus lucros e no seu dia-a-dia. A seguir, indicamos seis critérios para estabelecer uma parceria de sucesso:

Seja seletivo
Nunca escolha o seu parceiro de negócios em um momento de desespero. Essa é uma escolha que deve ser feita com calma, seriedade e depois que todas as opções foram conhecidas e avaliadas. Muitos empresários firmam uma parceria na primeira oportunidade que encontram porque não enxergam outras possibilidades.

Pesquise
Não tenha pressa antes de assumir esse compromisso. Pesquise sobre o seu parceiro em potencial. Converse com pessoas com quem ele (a) já trabalhou e, caso seja um possível investidor, procure por outros empresários donos de negócios que já foram favorecidos por ele. Descubra todos os pontos positivos e negativos em relação a pessoa para tomar uma decisão bem informado.

Conheça suas necessidades
O seu parceiro deve ser um complemento às suas habilidades. Eles devem trazer novas experiências e conhecimentos ao seu negócio. Não é aconselhável que você se una a pessoas que possuem os mesmos pontos fortes e conhecimentos técnicos. Você precisa de um líder que o desafie. Juntos, com suas diferentes habilidades combinadas, vocês devem formar uma ótima equipe, melhorar a qualidade dos negócios e fazer com que a empresa cresça.

Teste
Não tenha medo de testar seu parceiro antes de assumir um compromisso de longo prazo. Você pode, por exemplo, contratá-lo para um projeto da sua empresa. Assim, você conhece a ética e a qualidade do trabalho do seu parceiro em potencial e testa a interação entre vocês.

Seja específico
Determine por escrito as obrigações e o papel do seu parceiro na empresa. A titulação que ele vai receber, quantas horas terá que dedicar ao trabalho e como deve contribuir para os negócios, entre outras coisas. Caso ocorra algum problema no futuro, você terá uma prova do que ele concordou em fazer pela empresa.

Invista na saída de emergência
Na hora de estabelecer os termos da sua parceira, faça de forma que garanta que, se um dia ela acabar, tudo poderá ser resolvido sem grandes prejuízos. O acordo estabelecido entre vocês deve ser bom para ambas as partes. 

Leia também:
» Todas as dicas para ajudar o seu negócio a crescer

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Empresários miram expansão na América Latina

Notícias e Atualidades

Live Marketing: tudo sobre a estratégia queridinha das grandes empresas

Desenvolvimento

Os novos empreendedores digitais com Romero Rodrigues Herman Kazah e Gustavo Arjones

Desenvolvimento

Dica 2 - Expansão de Negócios

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR