Tem dificuldades para gerenciar o orçamento empresarial? Conheça 6 práticas que irão te apoiar nesse processo

Finanças desorganizadas podem gerar problemas de caixa na empresa

26-11-2018
Orçamento familiar

O planejamento é um grande aliado de todo empresário que busca manter as finanças do negócio equilibradas. Ao traçar objetivos e planejar como você usa o dinheiro que a empresa recebe, fica mais fácil direcionar os rendimentos para realizar metas empresariais e poder focar no core business do negócio. Para fazer um planejamento eficaz, é preciso criar e gerenciar um orçamento empresarial para, assim, saber quais são as receitas, as despesas e em que áreas estão os principais gastos da empresa.

Algumas práticas são essenciais para ter sucesso na construção dessa ferramenta tão importante. Entre elas, manter uma planilha de controle, criar um cronograma e definir prioridades. Cortar as despesas desnecessárias, criar uma reserva de emergência e fazer aplicações são outros passos importantes.

Continue a leitura deste artigo e conheça  6 práticas que ajudarão você a gerenciar um orçamento empresarial!

1. Monte uma planilha de controle

O primeiro passo para organizar e gerenciar um orçamento empresarial e assumir o controle sobre as contas a pagar e a receber é ter uma planilha de controle e de registros. É nesse documento que você especificará todas as transações feitas pela empresa, mesmo os pequenos gastos de rotina.

Por exemplo: uma compra frequente de suprimentos de escritório, como papel e grampos, somada a outras despesas faz a diferença nas finanças do negócio.

Ao usar a planilha de controle e registros da forma correta, você tem muito mais facilidade na hora de analisar os resultados alcançados pela empresa, assim como no momento de fazer seu fluxo de caixa.

2. Crie um cronograma

Um orçamento empresarial equilibrado passa por quitar todas as contas em dia e gerenciar as entradas e saídas de dinheiro.

Para manter os gastos sob controle e não correr o risco de sofrer com juros por pagamentos em atraso, crie um cronograma financeiro para não perder nenhum vencimento e saber exatamente quando entram as receitas da empresa.

3. Defina prioridades

Uma prática importante de gerenciamento de orçamento empresarial é definir prioridades. Planeje para que áreas da empresa você gostaria de direcionar os investimentos, considerando sempre os prováveis custos para meses seguintes como impostos, pagamentos de colaboradores e fornecedores etc.

Independentemente do objetivo definido, é preciso que ele seja desdobrado em metas e que todos os colaboradores participem, atuando de forma ativa para economizar e tornar os objetivos financeiros corporativos realidade.

4. Corte gastos desnecessários

Ter as finanças equilibradas é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa, independentemente do segmento. Para atingir esse objetivo, um passo importante é conscientizar a equipe a consumir de forma consciente e reduzir os gastos desnecessários.

Para isso, analise com cuidado o orçamento empresarial e veja quais são as despesas que podem ser cortadas ou, pelo menos, reduzidas. Dessa forma você garante que as receitas do negócio serão usada em áreas e projetos que são realmente importantes.

5. Crie uma reserva de emergência

Criar um fundo de reservas é uma forma de garantir que você terá os recursos financeiros necessários para lidar com desafios comuns no dia a dia, como uma manutenção de equipamento ou demissão de um colaborador. O ideal é ter um fundo equivalente a pelo menos três meses de despesas.

6. Faça aplicações

Com as contas em dia e a reserva de emergência criada, chega o momento de investir para garantir um futuro seguro para a sua empresa. O empresário que sabe qual é a real situação financeira do seu negócio tem todos os dados necessários para identificar as melhores aplicações para seus objetivos e a quantia disponível para investimento.

Uma boa gestão financeira passa por saber quais são as áreas promissoras e que proporcionam oportunidade real de crescimento para a empresa.

Agora que você conhece dicas para gerenciar o seu orçamento empresarial, é hora de partir para a prática. Invista na criação de um planejamento financeiro completo, atente-se ao fluxo de caixa e invista no controle de gastos para manter as finanças da empresa sempre em dia.

Quer aprender a gerenciar suas finanças ainda melhor? Confira alguns cursos online de instituições renomadas que ajudarão no desenvolvimento da sua empresa!



CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Expansão internacional: por que as empresas querem ir para fora do país?

Notícias e Atualidades

Como a fusão de empresas movimenta a economia brasileira?

Desenvolvimento

Recuperação de negócios

Desenvolvimento

Como obter mais crédito e reduzir seu custo financeiro

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR