Minha empresa precisa de uma estratégia omnichannel?

Tendência é focada na experiência do consumidor e já atraiu grandes nomes do varejo brasileiro.

08-01-2019

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Provavelmente, você já entrou em contato com uma marca por canais diferentes e teve a sensação de que o serviço não foi prestado pela mesma companhia. Isso jamais aconteceria em uma estratégia omnichannel. Sabe por quê?

Hoje, toda empresa está transformando a compra em uma experiência cada vez mais prática com auxílio da tecnologia. O resultado é animador: cliente satisfeito, comunicação eficaz e grande retorno sobre o investimento.

Leia o artigo até o final para entender do que se trata!

Entenda o que é omnichannel

O prefixo “omni” veio do latim e significa “tudo”, enquanto “channel” é uma palavra de origem inglesa que pode ser traduzida como “canal”. Ou seja, o sentido mais aproximado do termo omnichannel é conhecido como “todos os canais”.

Em outras palavras, isso quer dizer que todos os pontos de contato permanecem interligados simultaneamente, funcionando com igual eficiência. Por exemplo, o usuário pode visitar a loja física, mas fazer a compra da mesma oferta pelo site, aplicativo e rede social — ou vice-versa.

Esse recurso também permite que ele compre via e-commerce e retire o produto na loja mais próxima de casa. Sem burocracia! Afinal, a ideia é oferecer um atendimento padrão de excelência, até porque a marca é uma só e precisa transmitir esse sentimento de unidade.

Conheça os principais benefícios de unificar os canais

Imaginou o potencial que essa estratégia tem para revolucionar o resultado do seu negócio? Para não ficar na dúvida, confira os benefícios de implementá-la e tenha ótimos insights.

Ajuda a otimizar a comunicação

O marketing que integra todos os canais é mais eficiente que o restrito apenas a um. As ações conjuntas causam um impacto maior na visibilidade da marca.

Não importa se a pessoa compra pelo site, faz uma pergunta no chat ou visita a loja pessoalmente: todo processo é unificado e ela recebe o mesmo tratamento.

Promove a satisfação do público-alvo

Colocar o omnichannel em prática promove uma experiência de compra satisfatória. Isso acontece porque o consumidor tem autonomia para escolher sua forma preferida de entrar em contato, tirar sua dúvida ou resolver uma pendência. Tudo com mais agilidade e sem chateação.

Fortalece o retorno sobre o investimento

Essa ação proporciona o crescimento do retorno sobre o investimento. Como os canais estão conectados, as ferramentas e os atendentes ficam alinhados no mesmo objetivo. Assim, problemas como retrabalho ou desperdício de tempo e dinheiro não se repetem como no atendimento comum.

Oferece mais opções de coleta de dados

Outra vantagem do sistema omnichannel é o fato de o consumidor acessar vários pontos de contato. Isso amplia as possibilidades de você coletar dados importantes sobre preferências, histórico de compra e outros.

Sendo assim, é possível ganhar uma vantagem competitiva em relação ao concorrente que não trabalha com essas informações.

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