O uso da bicicleta como alternativa para mobilidade urbana

Veja por que essa alternativa é interessante para os seus funcionários e para a sua empresa

16-06-2017

o-uso-da-bicicletaFoto: Shutterstock

Milhares de bicicletas circulam pelas capitais do Brasil diariamente. Só em São Paulo, 300 mil ciclistas percorrem a cidade todos os dias, de acordo com a Abraciclo (Associação Brasileira dos fabricantes de motocicletas, ciclomotores, motonetas, bicicleta e similares).

E esses números tendem a aumentar, pois vem se observando, também segundo a Associação, um aumento no apreço da população pelas bikes. Isso porque as pessoas, especialmente moradores das grandes cidades, estão procurando alternativas ao trânsito caótico em busca de maior qualidade de vida.

Seguindo esse movimento, empresas estão começando a se atentar mais a aspectos de mobilidade urbana, considerando que o tema tem impacto direto na motivação e valorização de seus colaboradores. O uso do automóvel ainda está muito enraizado à cultura organizacional das empresas, mas, aos poucos, o cenário está se transformando.

MEIO DE TRANSPORTE: BICICLETA
Empresas precisam dar a oportunidade de seus funcionários irem trabalhar com meios alternativos de transporte, como a bicicleta: a organização só tende a ganhar ao incentivar hábitos saudáveis, promover a qualidade de vida e criar programas de interação entre os colaboradores.

A bicicleta, além de trazer benefícios à saúde, é ecológica, não polui o meio ambiente, tem um melhor custo-benefício quando comparado a outros transportes e facilita o acesso ao trabalho, evitando problemas com trânsito, por exemplo.

Como se adaptar
A partir do momento em que a organização se posiciona como favorável ao uso, precisa entregar aos colaboradores que vão de bicicleta toda a estrutura necessária para recebê-los: bicicletários, armários, chuveiros e vestiários precisam estar à disposição dos funcionários.

É fundamental que a empresa, especialmente nesses ambientes, tenha cartazes e comunicações voltadas para a segurança dos profissionais, estimulando o uso, principalmente, de equipamentos de segurança.

Criar campanhas de incentivo também é uma boa pedida: selecionar personagens que já utilizam a bicicleta como transporte para estimular os demais funcionários, montar um grupo de colaboradores ciclistas e criar um programa de pontuação para aqueles que começarem a mudar seus hábitos, começando pelas bikes, por exemplo.

BIKE COURIER
Aproveitando o cenário sustentável, o número de empresas de entregas e serviços com bicicletas também está crescendo. Em São Paulo, já são mais de trinta em atividade. Chamado de Bike Courier, o trabalho é realizado pelos chamados “bikeboys” – derivação dos “motoboys”.

A entrega por bicicletas custa menos do que as feitas por motos ou veículos e leva o mesmo tempo – ou até menos – para chegar ao destino. Além disso, a prática contribui com o meio ambiente, pois não polui o ar com gases poluentes.

Que tal fazer um teste? Na próxima vez que precisar enviar um documento ou material, procure uma empresa de Bike Couriers e analise a diferença.

MINHA EMPRESA TAMBÉM PODE?
Outras organizações, especialmente alimentícias, também estão investindo em bicicletas para divulgação ou atuação do negócio. Além das empresas de entrega, no setor dos food trucks, ao invés de transformarem caminhões em cozinhas, empreendedores estão adaptando o negócio para bicicletas.

Se o seu negócio trabalha com um dos dois setores ou pode ser adaptável a um meio mais sustentável, vale a pena fazer o teste: empresas que prezam pela sustentabilidade e qualidade de vida da população tendem a chamar mais atenção de potenciais consumidores.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Você sabe o que é inovação disruptiva?

Notícias e Atualidades

Conheça o indicador que você não pode deixar de medir na sua empresa

Desenvolvimento

Planejamento Estratégico e Gestão do Desempenho

Desenvolvimento

Reestruturação de Empresas: Fatores Críticos de Sucesso