O que pesquisar antes de abrir uma franquia

Antes de depositar suas economias e toda dedicação para ser um franqueado, reunimos alguns pontos que devem ser observados para iniciar o empreendimento

04-12-2017

                            como abrir franquia


Padronização, apoio logístico e, principalmente, valor de marca. São muitos os fatores que favorecem sua escolha na hora de abrir uma franquia.

Os formatos pré-estabelecidos aos franqueados costumam constituir uma tentadora opção entre começar totalmente do zero uma proposta (inclusive do ponto de vista de marketing, nome do empreendimento, logomarca, decoração do ambiente, etc) e já iniciar uma jornada com a expertise de uma matriz.

No entanto, como em qualquer novo empreendimento, as chances de sucesso e fracasso são bastante variáveis. Mesmo com o know-how já estabelecido, é preciso pesquisar alguns pontos antes de abrir uma franquia.

Selecionamos alguns desses procedimentos abaixo.

 

Aproveite as reuniões com a marca

Além das pesquisa e cadastros em sites, um momento obrigatório e fundamental nos preparativos para abrir uma franquia é a reunião presencial com a marca.

Aliás, reunião ou reuniões.

Aproveite o máximo possível desses encontros no corpo a corpo, pois eles serão muito importantes para que você conheça o estilo de trabalho e relacionamento proporcionado pela interface.

Para esses encontros, solicite um material prévio (ou acesse na página da franquia) e anote todas dúvidas possíveis. Os representantes da marca devem estar aptos a sanar todos os questionamentos.

A documentação obrigatória para o contrato de franquia deve lhe oferecer todas essas informações.

 

Fale com franqueados e quem deixou a franquia

É muito importante colher impressões de pessoas que já estejam há mais tempo nessa jornada em parceria com a franquia desejada. Também é válido falar com aqueles que, por um motivo ou outro, encerraram o negócio conjunto.

Como é a rotina do franqueado em conjunto com a marca. Eles estão satisfeitos? E a receptividade do público, tem sido boa?

Levando em consideração que não existe unanimidade, busque saber o motivo do desligamento de ex-franqueados. Será que esses motivos são os mesmos em muitos casos? Pode ser um sinal para você mudar de ideia?

Entenda que esse é o momento ideal para fazer esses questionamentos: afinal, isso tudo acontece antes de abrir uma franquia.

 

O caminho para abrir uma franquia

Neste curto artigo abordamos apenas alguns pontos que podem ser considerados como precauções a serem tomadas antes de efetivamente abrir uma franquia.

Os temas se prolongam ainda por muitas outras áreas. Continue acompanhando nossas postagens que, em breve, voltaremos a falar do assunto.

 

Leia também: Fazer um empréstimo para a empresa é um bom negócio?

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

4 formas diferentes de internacionalizar o seu negócio

Desenvolvimento

Como ser o número 1 e não apenas mais 1 no mercado

Desenvolvimento

Jornada para o Crescimento com Omar Hauache Anderson Birman e Junior Seripiere

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR