O que é Sustentabilidade Financeira e como aplicar na sua empresa

Saiba como preservar o

09-01-2018

                                   sustentabilidade financeira



Em pleno ano 2018 é impossível não saber ao menos um pouco do conceito sobre o que é Sustentabilidade, mas você já ouviu falar em Sustentabilidade Financeira?

É sobre esse conceito, também conhecido como Sustentabilidade Empresarial, que vamos falar neste artigo.

Ensinamentos básicos da Sustentabilidade Financeira

Se o seu negócio vai indo muito bem, com bons lucros e número crescente de clientes, é possível que seu padrão econômico tenda a crescer no mesmo ritmo.

Com o bolso cheio de dinheiro, você tem duas opções: gastar todo esse lucro em bens de consumo, realizando todos os seus desejos materiais, rapidamente; ou pensar a longo prazo, guardar, economizar e poupar essa verba adicional.

Na sua opinião, qual dessas duas medidas pode ser considerada financeiramente sustentável? Ficou claro, não é mesmo?

 

Ser sustentável é pensar a longo prazo

Manter uma empresa em atividade significa estar sujeito a um grande número de variações, ligadas ao mercado interno, externo e à economia como um todo.

Estabelecer uma conduta de acordo com os preceitos da Sustentabilidade Financeira significa pensar a longo prazo. De uma forma consciente, esse planejamento tende a funcionar como uma prevenção às possíveis intempéries que a economia (e a vida) podem trazer.

Dentre esses recursos, estão a prática de economia e direcionamento de fundos para uma constante reserva. Ter uma base financeira auxiliar pode representar uma segurança a mais para o desempenho de suas atividades – se a maré dos negócios não estiver muito boa, haverá em suas finanças o suficiente para os gastos básicos, pagamento de funcionários, encargos, etc.

 

Fuja da dívida

O endividamento é uma prática que, se possível, deve ser evitada. Dentre as metas de desempenho de sua atividade, tente colocar o fim da dívida – e uma consequente mudança de lado: deixar de ser endividado e passar a ser investidor.

Para isso, utilize os recursos já mencionados, como Poupança, Fundos de Investimento e Previdência Privada.

Quer saber por onde começar? Conheça algumas das opções que o Santander oferece para turbinar sua Sustentabilidade Financeira. A equipe do banco está disponível para fornecer todo tipo de orientação sobre esses produtos.

https://www.santander.com.br/br/pessoa-juridica/negocios-empresas/investimentos-e-previdencia




CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Você sabe o que é sustentabilidade social?

Desenvolvimento

Como atrair clientes pela sustentabilidade?

Desenvolvimento

Combate ao desperdício de água

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR