O que as novas gerações esperam das empresas

Gerações possuem motivações de trabalho muito diferentes das anteriores

27-07-2017

people-analyticsFoto: Shutterstock

O cenário do mercado de trabalho está mudando: a geração Y (nascidos entre os anos 80 e 2000) e Z (metade da década de 90, até 2010) estão tornando-se maioria entre os funcionários de uma organização.

Os negócios devem estar preparados, afinal, essas gerações possuem motivações de trabalho muito diferentes das anteriores: elas querem que as empresas compreendam suas necessidades – profissionais e pessoais.

Uma empresa pode sofrer o impacto caso não se adeque ao novo modelo de negócio: organizações que não se atualizarem, tendem a sofrer uma queda na retenção de novos talentos. Mas, por onde a companhia pode começar?

DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
As gerações Y e Z – a segunda, especialmente quando está em busca do primeiro emprego – buscam uma empresa que se preocupe em desenvolver profissionalmente seus funcionários, com programas de formação internos e trilhas de carreira bem estruturadas.

Os profissionais dessa geração, por mais que sejam conhecidos por trocar com facilidade de emprego, ficam encantados com organizações que oferecem a oportunidade de transformar a sua carreira. Trabalhar em um local que demonstra não se preocupar e não reconhece os avanços e as conquistas de um colaborador, não é nem um pouco animador para esses jovens.

Eles têm sede de liderança e, caso tenham potencial, a empresa é quem precisa fornecer todos os subsídios para que se tornem os futuros líderes da organização.

EQUILÍBRIO ENTRE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL
As duas gerações vivem conectadas e gostam de trabalhar, mas valorizam – e muito – um ponto: a preocupação da empresa com a sua vida pessoal. Os profissionais estão buscando organizações que oferecem benefícios como horário de trabalho flexível, home office, ambiente inovador e programas de qualidade de vida.

Eles se dedicam o quanto precisam para suas funções, mas precisam sentir que têm tempo o suficiente para resolver suas questões pessoais, ficar com a família e amigos e até mesmo investir em alguma formação.

GESTOR INSPIRADOR
Outra forma da empresa encantar as gerações Y e, especialmente, Z é possuindo líderes inspiradores na organização. Figuras de liderança de sucesso, que comprovem como o desenvolvimento interno da companhia é efetivo e que engajem sua equipe a sempre darem o seu melhor são extremamente motivadores para esses profissionais.

Como costumam ser mais ambiciosos profissionalmente, gostam de conhecer líderes que mostrem como é possível chegar aonde querem.

PARTICIPAÇÃO ATIVA NA MUDANÇA
Jovens não querem ser coadjuvantes na história de uma empresa, e sim possuírem participação ativa em todas as mudanças e transformações da organização. Querem ter voz, dar palpite e opiniões, criar novas ideias e ganhar a oportunidade de inovar.

A empresa deve se atentar a ter um modelo de negócio no qual todos os seus colaboradores podem participar e tenham a liberdade de opinar. Seja com encontros periódicos, reuniões semanais, programas de incentivo ou até mesmo canais de comunicação: os profissionais querem ser ouvidos e, mais do que isso, reconhecidos por suas ideias e sugestões.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Inteligência artificial no RH: veja aplicação prática

Notícias e Atualidades

O que é mentoring e como implementá-lo na empresa?

Desenvolvimento

Gestão de Pessoas 1 - Maira Habimorad

Desenvolvimento

Gestão Por Resultados - Colhendo Ganhos Imediatos

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR