O mercado de produtos orgânicos cresce no Brasil

Bons números e uma tendência de alta movimentam essa fatia do agronegócio brasileiro

14-11-2017

                                  Mercado organicos no brasil



Você consome alimentos e produtos orgânicos? Sabia que a produção é uma tendência global e que já apresenta crescimento no nosso país? A ascensão do mercado de orgânicos no Brasil é simbolizada por um faturamento da ordem de 3 bilhões de reais no ano passado, 2016, e por um número de produtores na casa de 15 mil.

A proposta do cultivo de orgânicos é a de não envolver produtos químicos industrializados no processo. Assim, a fertilização do solo, por exemplo, é feita com elementos naturais. Da mesma forma, o controle de pragas é realizado de maneira biológica, como inimigos naturais.

Saiba mais sobre os números e a tendência que movimentam o mercado de produtos orgânicos no Brasil.

 

A tendência de produtos orgânicos

A produção orgânica transcende as frutas, legumes e verduras. Uma vasta seleção de outras produções já está disponível de maneira orgânica para os consumidores. Desde ovos, passando por vinhos, refrigerantes e açúcar, entre vários outros, são algumas das opções.

A popularização dos orgânicos é um processo global e acompanha um movimento de conscientização dos consumidores. Hoje, a procura por produtos com menos industrialização e, no geral, pela melhoria dos hábitos vai de encontro à tendência dos orgânicos. Por parte dos produtores, a necessidade de atender às demandas de um consumidor mais detalhista e exigente leva à aplicação do modelo.

Um fato marcante e representativo no contexto é a aquisição da Whole Foods, famosa empresa norte-americana ligada às vendas no varejo de orgânicos, pela Amazon, numa transação bilionária e inédita. A ascensão do mercado chama a atenção de empresas gigantescas, que passam a mover esforços nessa direção.  

 

E no Brasil?

O movimento global atingiu o Brasil e começa, literalmente, a gerar frutos. Em junho deste ano aconteceu a Biofach America Latina na cidade de São Paulo. O evento, o maior do setor e o único já realizado no sul do continente, agregou mais de 400 expositores e mais de 25 mil participantes.

A pesquisa Consumo de produtos orgânicos no Brasil”é pioneira e foi promovida pelo Organis Brasil, o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável. O levantamento, divulgado em julho, aponta que 15% da população urbana consome alimentos orgânicos com alguma frequência. Registra, ainda, que a região do país com maior consumo é o Sul.

Quanto às variedades mais consumidas, o alface está em primeiro lugar, à frente do tomate e de outras verduras. Outras com destaque numérico são o arroz, a banana e o brócolis.

Seis a cada dez pessoas consultadas afirmam que relacionam o consumo de orgânicos à melhorias na saúde. Outras também apontam fatores como a questão ambiental e mesmo curiosidade.

64% dos consultados adquire os orgânicos em supermercados, ao passo em que 26% compram os produtos em feiras. Sendo assim, as feiras são importantes elementos do setor.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

No Dia do Trigo, conheça os números da produção no Brasil

Desenvolvimento

Programa Produzindo Certo - Fazenda Brasilândia

Desenvolvimento

Programa Produzindo Certo - Fazenda Santa Fé

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR