O funcionário perfeito existe? Conheça 8 características essenciais em colaboradores

Existem características que são essenciais a todos os colaboradores de uma empresa

17-08-2017

funcionario-perfeitoFoto: Shutterstock

Em uma empresa, cada funcionário dentro de uma empresa possui características e habilidades únicas que contribuem para a evolução do negócio. Entretanto, independente do cargo e função, o colaborador deve possuir determinadas competências técnicas e pessoas definidas previamente por seu líder e pelo modelo de atuação da organização.

Entretanto, existem características que são essenciais a todos os colaboradores de uma companhia. Se existem funcionários perfeitos, não é possível afirmar; mas um profissional eficiente e habilidoso possui, definitivamente, essas oito competências.

1. AGILIDADE
Um bom funcionário deve ser flexível e ágil na tomada de decisões: o colaborador precisa saber responder por suas funções de forma rápida e efetiva, sem comprometer o desempenho de sua equipe e empresa.

2. GENTILEZA
Gentileza é fundamental em um profissional. O funcionário precisa ser educado com novos colegas e parceiros, estando sempre aberto para conversas ou para auxiliá-los com eventuais dúvidas. Ou seja, um bom colaborador se preocupa com o próximo.

3. ADAPTABILIDADE
O mundo dos negócios sempre passa por transformações. Por isso, é essencial que um funcionário se adapte fácil às mudanças. Seja com uma mudança de cultura ou no modelo de negócio: o profissional deve se mostrar apto a se adaptar a qualquer situação, especialmente as que fogem da sua rotina.

4. COMUNICAÇÃO
Um bom colaborador sabe se comunicar bem e sobre qualquer assunto referente ao negócio. Saber falar consiste em ser claro em seu posicionamento, ouvindo sempre o que o outro tem a dizer. Por isso, não necessariamente uma pessoa comunicativa é extrovertida, e sim alguém que sabe conduzir bem uma conversa ou uma negociação.

5. INICIATIVA
Ter iniciativa para dar opiniões e se posicionar é essencial em um bom funcionário. Quem tem disposição e determinação de participar e até mesmo conduzir mudanças e ações de uma empresa, mostra que quer colaborar com a evolução do negócio.

6. CURIOSIDADE
Uma pessoa curiosa é aquela que sempre está disposta a aprender mais. Por isso, um colaborador deve ser curioso e estar sempre em busca de encontrar e conhecer diferentes maneiras de realizar suas funções e demandas e de contribuir com o desenvolvimento da sua empresa.

7. FLEXIBILIDADE
Assim como as empresas devem ser cada vez mais flexíveis, funcionários bons também devem possuir a característica da flexibilidade. Como, ao longo da carreira, lidarão com diferentes culturas e diferentes situações, precisam ser flexíveis e estarem sempre abertos às transformações caso precisem mudar algum projeto, ação, programação e até mesmo posicionamento.

8. COMPETITIVIDADE
Um bom colaborador não é competitivo com seus colegas, e sim com seus concorrentes. Competitividade é uma característica positiva, desde que o profissional a utilize para criar ações e iniciativas de acordo com o posicionamento da concorrência no mercado, sempre pensando no desenvolvimento da organização.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Algumas informações importantes sobre depressão no trabalho

Notícias e Atualidades

Como receber novos funcionários com boas maneiras

Desenvolvimento

O Spoleto 21 e os benefícios da sustentabilidade

Desenvolvimento

Como ensinar aos seus colaboradores hábitos financeiros saudáveis

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR