No Dia do Trigo, conheça os números da produção no Brasil

Competindo com países próximos, a produção do trigo é desafiadora no Brasil, mas apresenta bons números e grande potencial

10-11-2017

dia do trigo




O trigo é um produto presente na história da humanidade, há 8 mil anos.

Nos tempos mais modernos, ele ainda está no dia a dia da população, constituindo uma importante base da alimentação – inclusive, na dos animais domésticos.

Pão, farinha e até cerveja. No dia 10 de novembro, comemora-se no Brasil a data desse produto que, como veremos a seguir, possui uma produção numerosa, mas que ainda não é suficiente para suprir às demandas nacionais.

Os maiores produtores de trigo no planeta são China, Índia e Ucrânia.

 

Números da produção de trigo no Brasil

Em dados totais, o trigo no país é produzido na ordem de 5,5 milhões de toneladas. O foco maior desse produto no território está relacionado à fabricação de pães e farinhas, como as utilizadas para produzir bolos.

A área que essa produção compreende está na casa de 2,5 milhões de hectares no agronegócio nacional.

Ainda assim, com todos esses índices, é curioso notar que a demanda pelo trigo é ainda maior – estima-se que seja superior a 10 toneladas, o que significa que a importação desse produto é grande, fazendo com que a matéria-prima e os produtos por ela gerados sejam dependentes das cotações do dólar (US$).

 

Os desafios na produção de trigo

Existe, primordialmente, uma questão fundamental no cultivo do trigo no Brasil que é relacionada ao clima.

As exigências climáticas da plantação fizeram que, com o passar dos anos, o cultivo migrasse para as regiões mais ao sul do país.

As pragas e doenças que podem atingir a lavoura também são considerados pontos importantes nas dificuldades nessa variedade.

Do ponto de vista do agronegócio, o potencial de aumento de produção do trigo no Brasil depende, ainda, de políticas públicas no setor que favoreçam essa atividade.

 

O cultivo nos países vizinhos

Como necessita da importação do trigo, o Brasil acaba sendo influenciado em preço e produção por países exportadores, como é o caso da Argentina.

A nação vizinha possui produção maior do produto, estimada em cerca de 17 milhões de toneladas, e a necessidade de importação altera diretamente os mercados dos produtores nacionais.

 

*

No Dia Nacional do Trigo, parabenizamos a todos os produtores dessa variedade que, diariamente, está em nossas mesas e constitui uma importante base na alimentação do Brasil.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

O mercado de produtos orgânicos cresce no Brasil

Desenvolvimento

Programa Produzindo Certo - Fazenda Segredo

Desenvolvimento

Programa Produzindo Certo - Fazenda Brasilândia

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR