Como transformar sua empresa em um negócio ágil? Saiba aqui!

Conheça os benefícios e as diretrizes do método ágil.

25-01-2019
.

Não há como negar que a revolução digital transformou o mundo corporativo, não é mesmo? A era da informação, em que tudo pode mudar em um piscar de olhos, exige uma tomada de decisão rápida e eficiente. Ter um negócio ágil não é apenas um diferencial no mercado, mas uma necessidade para se manter competitivo e obter um bom resultado.

Mas como transformar sua empresa a partir de uma metodologia desenvolvida para a área de TI? Embora a mudança normalmente se inicie nesse setor, a estratégia por trás dela pode ser aplicada em qualquer departamento de uma organização.

O impacto dessa transformação atinge o colaborador e o cliente, otimizando o esforço e ampliando a cadeia produtiva da empresa. Dessa forma, o aumento da produtividade e da lucratividade é uma consequência natural.

Quer aprender a tornar seu negócio ágil e implementar esse princípio em toda a sua empresa? Acompanhe nossas dicas!

Faça um levantamento dos recursos disponíveis

O primeiro passo para aplicar a metodologia ágil é descobrir quais são os recursos disponíveis que podem auxiliar na transição. Nessa análise entram não apenas todo recurso tecnológico e físico, mas também qualquer habilidade específica dos colaboradores ou a experiência dos parceiros com uma experiência similar.

Crie um planejamento em etapas

A melhor maneira de tornar seu negócio ágil é ter uma expectativa realista e desenvolver um planejamento em etapas. Dessa forma, é possível fazer uma mudança gradativa e sustentável, analisando o resultado a cada passo. Isso também permite avaliar toda oportunidade e se preparar para ela.

Envolva a equipe inteira no processo

Qualquer mudança dentro de uma organização costuma gerar insegurança e resistência. Para aplicar com sucesso o método ágil, é fundamental prezar a transparência junto à equipe e alinhar o objetivo e expectativa da empresa com cada colaborador.

Ainda que a implementação seja gradual e, inicialmente, fique restrita a alguns times, todo funcionário deve se sentir parte do processo.

Invista em qualificação

Um treinamento, palestra ou workshop pode ser essencial para a aplicação da metodologia de negócio ágil. Seja para conscientizar o funcionário da importância da mudança ou direcionar o time para os primeiros passos, contar com uma capacitação realizada por um profissional especializado é um requisito básico no momento de transição.

Use os erros como fonte de aprendizado

É natural que o início da transformação seja marcado por erros. Do mais simples ao mais complexo, cada um deve ser avaliado pela equipe. Isso ajuda a descobrir como evitá-los e, principalmente, como torná-los fonte de aprendizado. Porém, essa abordagem deve ser feita com cautela, já que o objetivo é aprender, e não buscar um culpado.

Transformar seu processo produtivo em um negócio ágil é desafiador, exigindo dedicação e planejamento. É fundamental que toda a empresa trabalhe em sintonia para que a estratégia seja eficiente. Afinal, um time engajado é a base do sucesso em qualquer organização.

Por isso, inspire-se na experiência de outras empresas que já colocaram em prática a metodologia ágil e incentive sua equipe a participar ativamente de cada etapa de implementação. O diálogo com o colaborador oferece um feedback valioso para o gestor.



O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR