Monetização de dados já é realidade nas empresas

Pesquisa aponta que 90% dos líderes empresariais veem a informação como um ativo estratégico. Porém, menos de 10% podem medir a quantidade de seu valor econômico.

02-10-2018


monetizar dados

Monetizar dados tem se tornado uma alternativa cada vez mais relevante em um contexto de crescente competição, no qual a empresa trabalha sob imensa pressão para encontrar novas fontes de receita.

Mas é comum que o gestor continue tentando tirar proveito de um ativo tradicional (como recursos financeiros e humanos). Assim, não se dá conta de que dispõe de uma excelente fonte de recurso ainda inexplorada: os dados.

Neste artigo, vamos explicar o que é a monetização de dados e mostrar como preparar a sua empresa para realizar essa estratégia. Boa leitura! 

O que é monetização de dados?

O conceito de monetização de dados refere-se à sua utilização para obter um benefício econômico quantificável. Isso inclui métodos como a troca e venda de informação a terceiros ou a criação de um novo produto ou serviço com base nos dados. Envolve, essencialmente, o processo de identificação do valor financeiro de toda informação coletada pela organização.

Como preparar a sua empresa para monetizar dados?

Os dados, por si só, não podem fazer nada pelo seu negócio. É imprescindível organizar as informações, além de estudar a interação com o cliente e compreender que tipo de dado é gerado por ela.

Outro elemento indispensável para preparar a sua empresa é o planejamento estratégico. De modo geral, a organização se perde em meio à grande quantidade de dados apenas por não ter cumprido essa etapa.

Afinal, o valor da informação está na forma de gerenciá-la. Ou seja, na descoberta de uma tendência que, sem um planejamento adequado, poderia passar despercebida.

Para que os dados do seu negócio se tornem acionáveis, é importante definir o que você deseja alcançar com eles: incrementar as vendas, entender o comportamento do consumidor ou otimizar um processo, por exemplo. 

Como realizar a monetização de dados?

Transformar o valor da informação em benefício para a sua empresa requer direcionar seu esforço para solução tecnológica, segurança e capacitação ou atração de uma equipe talentosa.

A estratégia pode variar bastante de acordo com a especificidade da sua organização e as características do seu segmento. Mas há alguns itens de extrema importância que não devem ser negligenciados. Veja a seguir!

Refine os dados

A possibilidade aberta pela monetização de dados não se resume a armazenar e vender informações. Trata-se antes de obter valor a partir de um insight, resultado ou associação.

Sua empresa deve contar com uma equipe capaz de explorar as informações disponíveis. A análise de dados permite a segmentação efetiva da clientela e o planejamento da estratégia mais eficiente.

Garanta a segurança das informações

Delimite a responsabilidade e o acesso às informações. Garanta a conformidade com toda política ou protocolo de segurança, privacidade e retenção de dados. Isso é imprescindível para manter o equilíbrio no uso de dados e evitar risco.

Defina um modelo de negócio

A monetização de dados deve ser enquadrada em um modelo de negócio embasado na percepção do consumidor e do valor que o cliente dá à organização.

Conte com uma tecnologia eficiente

O ideal é trabalhar com uma tecnologia que possibilite uma análise em tempo real e de alta velocidade. A ferramenta deve disponibilizar os recursos necessários para o gerenciamento de dados (sejam novos ou antigos) de maneira eficiente.

Quais são as vantagens de monetizar dados?

A organização que consegue transformar dados puros em uma tendência ou ideia valiosa pode recuperar todo o investimento realizado na área de gerenciamento de informações.

O componente financeiro faz parte da monetização de dados. Mas a compensação monetária é apenas uma entre as vantagens que essa prática pode oferecer.

Além de identificar uma nova fonte de receita, ao monetizar dados é possível reduzir custo, aumentar o engajamento da equipe e eliminar qualquer ineficiência.

Gostou do artigo? Então, não perca a oportunidade de aprimorar a sua gestão: conheça as nossas soluções em consultoria!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Conheça 4 regras do GDPR e veja como se adequar!

Desenvolvimento

Planejamento Tributário

Desenvolvimento

Inovação com Maurcio Botelho e Marcio Utsch

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR