Melhore a sua habilidade para falar em público

Para muitas pessoas, falar em público pode ser um desafio. No entanto, é uma situação necessária e usual em muitas profissões e carreiras

06-12-2017
Como falar em público



Falar em público. O que para alguns profissionais é algo trivial, para outros é um verdadeiro obstáculo, algo que preocupa e pressiona – e muitas vezes até gera medo.

Isso é bastante natural, já que todos temos maneiras diferentes de lidar com as situações, bem como pontos fortes e fraquezas distintos.

Caso você se enquadre na parcela dos que não são acostumados com o microfone, não se preocupe. Cobre menos de si mesmo e conheça algumas técnicas, algumas dicas que podem melhorar a sua habilidade para falar em público, bem como dar um reforço na segurança para encarar o momento.

Quem é o público?

Situações para apresentações em público podem ter as mais diversas razões. Um dos pontos primordiais é conhecer a fundo o motivo da fala. Quem ouvirá? Por quê? Qual o objetivo final, o que se pretende alcançar com a fala?

 

Voz e estilo

Uma definição primordial está em identificar um tom de voz adequado para a apresentação, assim como um estilo. Ambos os fatores estão ligados ao objetivo da fala. Uma apresentação mais séria necessitará de uma tonalidade mais controlada, enquanto o estilo pode não permitir tanta descontração, por exemplo.

 

Conheça o equipamento

Entre as maiores causas de apresentações fracassadas estão problemas técnicos com equipamentos. Procure conhecer muito bem as instalações do local onde fará a sua fala em público. Teste os microfones, as caixas de som, o projetor (estes podem ser especialmente problemáticos). Prepare-se para eventuais falhas e aproveite para treinar o manuseio.

Linguagem corporal

O processo de comunicação envolve bem mais do que a mensagem que será apresentada. Fatores como linguagem corporal, gestos e movimentos, também estão largamente envolvidos. Não seja expansivo demais, falando com os braços e demarcando cada ponto do discurso com gesticulação. Por outro lado, um orador imóvel pode gerar tédio e desinteresse no seu público.

 

Aproveite as oportunidades

Qualquer chance de praticar e ensaiar deve ser aproveitada. Desde discursos em almoços de família ou revelações de amigo secreto até manifestações em reuniões do trabalho. As oportunidades de falar em público são valiosas e ajudam a acostumar com a prática.

 

Conheça o conteúdo

Não tente disfarçar. Seu público vai notar se você não possuir conhecimento algum sobre o que está falando. Prepare-se de maneira adequada, demonstre confiança nos assuntos e esteja pronto para responder dúvidas.

 

Feedback essencial

A parte mais importante de falar em público é saber, também, ouvir. Priorize o feedback, leve em consideração as críticas e as recomendações. Boa sorte!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Reforme seu escritório e renove o ambiente

Notícias e Atualidades

Home Office não precisa ser sinônimo de solidão

Desenvolvimento

Day 1 2016 - Completo

Desenvolvimento

Day 1 | O que não se aprende em Harvard - Jorge Paulo Lemann

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR