Afinal, qual a melhor forma de triar currículos?

A triagem de currículos é etapa fundamental para que boas contratações sejam feitas. Leia nosso post e confira como fazer bem!

13-04-2018

triagem-de-curriculo

Uma empresa com potencial de crescimento no mercado exige que em seu time estejam profissionais capacitados para exercer funções estratégicas e fundamentais, mas não é fácil identificar de imediato as melhores características em um só perfil.

Talvez você precise adequar as atividades para um profissional que se destacou durante o processo seletivo, e é por isso que este post foi desenvolvido. Para auxiliar você, empreendedor, na triagem de currículo para contratação de profissionais que vão atender às expectativas.

Confira agora como fazer uma boa triagem e contratar os profissionais adequados para sua empresa:

Definição do perfil

Se você percebeu a necessidade de contratação de mais profissionais para atender uma demanda é importante antes de iniciar a triagem ter muito bem definido o perfil desejado.

Essa definição terá relevância quando receber em suas mãos um volume grande de currículos e achar que não sabe por onde começar.

Estética do currículo

Um candidato preocupado com a estética e apresentação do currículo é possivelmente um profissional zeloso com suas atividades.

Não é uma regra, mas, ao avaliar um currículo bem elaborado e objetivo você se sentirá mais confortável para avançar até a próxima etapa.

Se a vaga que você tem a preencher exige um bom domínio do idioma e uma boa escrita, por exemplo, o currículo já dará uma noção do profissional por trás dele.

Experiência e desenvolvimento profissional

A apresentação da experiência deve conter informações condizentes com o procurado para preenchimento da vaga em aberto.

Contratar pessoas que têm ao mesmo tempo teoria e prática em uma função, otimiza tempo e agrega valor. Alocar bem os profissionais desenvolve o aprimoramento das atividades e dos resultados.

Um bom time de funcionários, distribuídos pelos mais diversos setores proporciona uma evolução integrada.

Conhecimento técnico

Somente a experiência não é o bastante quando se procura por um profissional especialista e técnico.

Quando um candidato elabora um currículo em busca de uma colocação de acordo com suas qualificações, comumente se dedica a apresentar as especificidades técnicas com objetividade e clareza.

É importante observar o relato comparando com a formação, as funções, o tempo de ocupação e as atividades desenvolvidas.

Estabilidade e/ou desenvolvimento nas empresas anteriores

Um profissional estável ao longo da trajetória traz maior confiança a quem contrata, mas vale observar se a estabilidade proporcionou um desenvolvimento, demonstrando a preocupação com a carreira, ou se foi apenas por acomodação. A mudança de cargos e setores pode dar indícios desse desenvolvimento.

Informações adicionais

Embora a experiência e a formação sejam fundamentais na escolha de um perfil adequado, as informações adicionais contam muito sobre o comportamento de um profissional ao longo da carreira.

As atividades extracurriculares demonstram a dedicação ao complemento dos quesitos básicos.

A participação em cursos livres, workshops, intercâmbios, assistencialismo e palestras, são algumas informações contidas em um currículo que saltam aos olhos de quem executa a triagem.

Em resumo, na triagem, um currículo precisa causar encantamento e desejo de conhecer a pessoa por trás das palavras escritas. E isso já é metade do caminho percorrido na contratação de profissionais competentes e engajados, para composição do seu time.

Agora que você já sabe como fazer corretamente a triagem de currículo, entre em contato conosco e entenda um pouco mais sobre o assunto. Ficaremos contentes em atendê-lo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Assédio moral no trabalho: como treinar os líderes para evitar esse comportamento?

Notícias e Atualidades

Como garantir a igualdade de gênero nas empresas?

Desenvolvimento

Liderança: o que eu gostaria de ter aprendido antes

Desenvolvimento

Como ter as pessoas certas no seu negócio

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR