As ações, que visam a integração com o público, começaram a ser utilizadas nos últimos anos.
27-11-2018Live Marketing é uma estratégia capaz de melhorar a percepção da marca e promover a fidelização do cliente. Ele visa a maior participação do público, de modo a elevar o engajamento.
De acordo com dados da Forrester, 77% dos consumidores preferem, indicam ou pagam mais por uma marca que entrega experiência ou serviço personalizado. Isso mostra a importância de buscar uma estratégia de marketing que priorize a relação positiva com o cliente, como o Live Marketing. Aliás, ela ainda coloca o indivíduo no centro de suas ações, buscando atendê-lo e proporcionar bem-estar.
Quer entender melhor o assunto? Confira o que preparamos!
Live Marketing, ou “Marketing ao Vivo”, é uma modalidade em que a empresa interage mais com o público. Essa estratégia gera diálogo entre a marca e o indivíduo, fomentando o engajamento nessa relação.
Seu foco está em desenvolver a empatia do consumidor pela marca, muitas vezes por meio de uma experiência sensorial. Em consequência, é possível elevar as vendas e a retenção de cliente.
Ele engloba ações, eventos e campanhas que geram interação a fim de conquistar o melhor resultado para um produto, serviço ou marca. Dessa maneira, almeja causar impacto positivo no público, bem como uma percepção diferenciada.
No Brasil, essa modalidade se tornou mais conhecida a partir de 2013, quando aconteceu o 1° Congresso Brasileiro de Live Marketing, realizado pela Associação de Marketing Promocional (AMPRO).
O comprador é o alvo da estratégia do Live Marketing. Seu objetivo é aplicar uma ação que promova:
relação positiva com a marca;
maior interação entre empresa e cliente;
uma experiência agradável para o público;
maior engajamento por parte do consumidor.
O Live Marketing gera experiência sensorial, indo além de uma estratégia meramente promocional. Uma campanha com anúncio, cupom ou oferta ajuda a atrair o cliente. Todavia, uma ação em que ele pode testar o produto tende a criar maior apelo.
Por exemplo, a empresa alimentícia que anuncia um novo item por meio de uma oferta está praticando o marketing promocional. Mas, quando permite a degustação da mercadoria, ela está aplicando Live Marketing. Para tanto, é necessário que a estrutura da ação seja bem-pensada, com apresentação do item e interação de cliente e funcionário, além de um ambiente projetado para isso.
Como visto, o apelo sensorial é um aspecto principal da estratégia. É preciso atrair e reter a atenção da pessoa para o produto ou serviço da empresa. Para tanto, é essencial adotar um mecanismo que gere impacto positivo em seus sentidos.
É essencial ter criatividade para pensar em uma forma diferente de interação com o público. Isso pode ser feito por meio de uma nova tecnologia. No ramo imobiliário, por exemplo, a Quartus desenvolveu um sistema em que o cliente usa óculos de realidade virtual para “passear” pelo modelo 3D de um apartamento.
Nele, dá para ver como ficaria a decoração. Além disso, é possível sentir o calor do forno na cozinha, um odor específico e até o vento que passa pela janela. Isso porque a sala real, por onde se transita, conta com dispositivos que liberam calor e cheiro. Também há um ventilador para a simulação de brisa.
O Live Marketing reúne uma série de ações e ferramentas capazes de proporcionar experiência positiva ao consumidor. Veja o que é possível realizar:
um evento, como feira, exposição ou congresso;
uma ação própria de marketing promocional, que ajude a complementar o Live Marketing. Por exemplo: entrega de brinde ou amostra grátis e distribuição de prêmio;
uma atividade de merchandising;
uma ação virtual em mídia social;
geomarketing;
a utilização de um vídeo, como o de 360°, que permite maior imersão.
Empresários miram expansão na América Latina
Papo de Empreendedorismo com Marina Silva
Webnário - Governança Corporativa
Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento
Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail: