Jovem empreendedor: aprenda a fidelizar seus clientes

Aprenda a fidelizar seus consumidores (e conseguir novos no caminho!)

06-04-2017

metas-negocioFoto: Shutterstock

Ao começar um negócio, conquistar clientes pode ser um desafio. Fidelizá-los, no entanto, não precisa ser. Essa questão deve estar o tempo todo em seu planejamento, afinal, você vai depender da fidelização desses compradores para que, além de crescer, a sua empresa consiga se manter. Confira como atrair e manter novos consumidores:

1. Antes de tudo, aproveite as suas chances. Dê a um novo cliente o melhor tratamento possível, entenda as suas necessidades e saiba atendê-las. Esteja presente para ouvir críticas e reclamações, busque contorná-las e, principalmente, resolvê-las.

2. Nunca deixe uma reclamação sem resposta. Seja nas redes sociais ou ao vivo, não opte pelo “fingir que não aconteceu”. Os clientes, até mesmo quando insatisfeitos, reagem bem ao saber que a empresa se preocupou com o que foi passado a ela e está averiguando meios de retornar. Busque exemplos de outros empreendimentos que fizeram isso de maneira criativa – e até mesmo divertida – e se inspire nele.

3. Mantenha contato direto com seus clientes. As redes sociais estão aí pra isso! Veja qual se adapta melhor às suas necessidades e foque nela. Certifique-se de ter alguém que poderá atender às demandas feitas por meio dela e mantenha sempre uma boa taxa de respostas.

4. Outra forma de fidelizar os seus clientes é se mantendo atualizado. É claro que manter o que os atraiu é fundamental, mas não deixe de investir em novas ideias ou produtos e busque maneiras de se reinventar. A novidade, além de despertar o interesse dos que já existem, atrai novos consumidores.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

3 dicas para aumentar as vendas no Dia das Crianças

Notícias e Atualidades

Os principais nichos do e-commerce em 2019

Desenvolvimento

Vantagem Competitiva – Valor do negócio como diferencial

Desenvolvimento

Atendimento ao cliente de forma eficiente

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR