Inteligência artificial no RH: veja aplicação prática

A tecnologia vem ajudando no recrutamento e retenção de talentos em empresas dos mais diversos setores.

10-07-2018

inteligencia artificial no rh

Quando pensamos em Inteligência Artificial (ou IA) aplicada a uma empresa, em geral lembramos de uma linha de produção automatizada, ou até mesmo do
big data utilizado para a tomada de decisão. Porém, a Inteligência Artificial vai muito além disso.

Você pode encontrar uso para essa tecnologia em qualquer departamento de uma organização, inclusive no RH.

Não consegue imaginar como Recursos Humanos pode se beneficiar da Inteligência Artificial? Veja alguns exemplos que poderão ser aplicados ao seu negócio!

O conceito de Inteligência Artificial

Antes de partir para uma ideia de aplicação prática da Inteligência Artificial no RH, vamos esclarecer qual é o conceito por trás desse termo. Em resumo, IA é qualquer tecnologia desenhada para simular características da inteligência humana.

Você vai ver todo tipo de Inteligência Artificial, desde aquelas capazes de compor frases e manter conversas (os
chatbots) até as que realizam cálculos estatísticos e fazem previsões.

No mundo de Recursos Humanos, a Inteligência Artificial pode ajudar em diversas atividades, como no processo de recrutamento e seleção, retenção de talentos, reengenharia da estrutura organizacional, identificação de colaborador com potencial de liderança, entre outros.

Exemplos da Inteligência Artificial no RH

IA no processo de recrutamento e seleção

A Inteligência Artificial pode ser utilizada para identificar um potencial candidato a uma vaga, tanto de maneira ativa (pesquisando o perfil de usuários do LinkedIn, por exemplo) quanto de maneira passiva (filtrando os currículos recebidos).

A partir de um critério predeterminado pelo setor, a Inteligência Artificial identifica o profissional que apresenta os traços desejados. Dessa forma, você acelera o processo de recrutamento e seleção e aumenta a possibilidade de acerto na contratação.

No Brasil, a Gupy oferece um sistema que aplica IA nesse processo.

IA na retenção de talentos

A retenção de talentos é o conjunto de práticas para manter na sua equipe os colaboradores de alto potencial. A Inteligência Artificial é uma ferramenta importante, porque ela pode ajudar a coletar dados, analisar e entender a necessidade individual de cada profissional.

Assim, a empresa pode apoiar o colaborador no alcance de seu objetivo pessoal, mantendo-o satisfeito. Com o apoio desse recurso, a eficácia da retenção é muito maior do que simplesmente tentar adivinhar o que cada um precisa.

A 7waves é um exemplo de ferramenta de Inteligência Artificial com esse propósito.

IA na comunicação interna

Que tal utilizar uma atendente virtual para tirar dúvida da sua equipe em relação à política da empresa? Essa é uma alternativa dinâmica, mais alinhada com o perfil de jovens profissionais.

Também é uma maneira de 'desafogar' a equipe do RH, que gasta muito tempo no dia a dia atendendo telefonemas e respondendo e-mails para resolver questões simples. Com a tecnologia recente, você pode dar uma cara e um nome ao atendente para que ele seja visto como um elemento mais natural.

A InBot é uma empresa que cria atendentes virtuais. Se quiser exemplos para se inspirar, pense na Lu, atendente do Magazine Luiza, ou na Júlia, da TAM.

E então, está pronto para começar a aplicar Inteligência Artificial no RH?  Um número considerável de empresas já está apostando nela. Uma pesquisa feita pela Deloitte em 2017 com mais de 10 mil gestores do mundo todo (inclusive do Brasil), indicou que 41% já aplicam IA no RH.

Aproveite e conheça também a nossa alternativa para publicação de vagas em parceria com a Trabalhando.com. Ele vai colocar sua empresa no radar de profissionais qualificados, facilitando a atração de talentos para sua equipe. Visite e saiba mais!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

O que é mentoring e como implementá-lo na empresa?

Desenvolvimento

O dinheiro vem perdendo seu valor

Desenvolvimento

Por Dentro das Melhores Empresas para Trabalhar

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR