Indústria 4.0: conheça as principais características

Conceito engloba as principais inovações dos campos de automação, controle e tecnologia da informação.

28-08-2018

industria 4.0


Na segunda metade do século XVIII, o homem criou máquinas e reinventou o sistema de produção. A fábrica tomou o lugar do artesão no fornecimento de grande parte dos bens de consumo. Ao longo do tempo, o
desenvolvimento tecnológico continuou transformando a manufatura. Hoje, quase 250 anos depois, vivemos a quarta etapa dessa revolução com o surgimento da Indústria 4.0.

Você já ouviu falar desse conceito que promete transformar o mercado e concretizar uma previsão mais futurista do mundo industrial? Então, não perca este artigo! Vamos explicar as características desse novo modelo.

O que é Indústria 4.0?

Trata-se de um novo modelo de indústria em que a produção é baseada na interação automatizada entre o equipamento físico — a máquina — e um sistema digital.

Praticamente sem interferência humana, o sistema usa a Internet das Coisas (IoT) e a análise de dados para criar uma rede inteligente, apta a conduzir todo o processo produtivo.

O objetivo é automatizar a produção, aumentando sua eficiência. Toda ferramenta, máquina, sensor, peça ou computador adquire a capacidade de trocar dados entre si. Com isso, até uma decisão referente ao chão de fábrica pode ser tomada com base em uma informação coletada em tempo real.

Como esse conceito surgiu?

A Indústria 4.0 ganhou identidade em 2011, quando o termo foi apresentado pela primeira vez em Hannover, durante a principal feira do mundo dedicada à tecnologia industrial.

A grande diferença entre a Indústria 4.0 e o avanço tecnológico convencional é o grau de inteligência da máquina. Antes, a operação dependia do homem. Hoje, espera-se que o equipamento seja o protagonista, e sua ação seja desencadeada pela comunicação com um sistema ciberfísico capaz de analisar dados.

A velocidade desse processo varia de acordo com o grau de desenvolvimento do país. O modelo já é aplicado em diversos locais, como Estados Unidos e Alemanha.

Quais são as características da Indústria 4.0?

A seguir, vamos mostrar algumas das principais características desse novo modelo. Dessa forma, você terá uma noção mais concreta do que essa revolução pode oferecer à manufatura.

1. Flexibilização da linha de produção

Essa característica, também chamada de modularidade, possibilita que qualquer tarefa da linha de produção seja modificada de imediato.

Com o acoplamento e desacoplamento automático de diferentes módulos, a empresa pode fabricar um item diferente do outro em sequência, sem a necessidade de reconfigurar todo o processo.

Na prática, isso significa que a produção pode ser otimizada de acordo com a demanda, além de criar a possibilidade de customizar totalmente a mercadoria.

2. Descentralização do trabalho

A máquina não vai depender do elemento humano para operar. Ela vai ser controlada por um sistema ciberfísico, que recebe a informação de como o equipamento está funcionando e comanda a produção em tempo real.

3. Alta velocidade no recebimento e análise de dados

Toda informação gerada pelo equipamento não vai precisar ser coletada e avaliada de forma convencional. Isso será feito automaticamente pelo sistema, criando um efeito imediato.

4. Virtualização

A indústria inteligente terá também uma cópia virtual. Trata-se de uma rede de sensores presentes nas máquinas e na planta da fábrica. Ela permite a obtenção remota de informações, bem como a observação e controle indireto do ambiente.

Com isso, será possível:

  • poupar tempo;

  • reduzir a quantidade de erro;

  • tomar decisões mais acertadas.

 

Portanto, não é difícil concluir que a Indústria 4.0 tem o potencial de gerar economia, aumentar a qualidade e dar à companhia condição de competir no mercado internacional.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Ok Google: assistente por voz pode auxiliar pequenas empresas

Notícias e Atualidades

Transformação digital no varejo já está em andamento

Desenvolvimento

O poder da inovação

Desenvolvimento

A importância da Regionalização

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR